Sociologia EaD

Valores Promocionais para 2024

Primeira Graduação

O curso de primeira graduação é destinado a pessoas que não têm formação de nível superior. Nesta modalidade, o aluno fará todas as disciplinas e atividades obrigatórias do curso (Estágio Supervisionado, Atividades Complementares, Práticas dos Componentes Curriculares e Extensão Curricular), bem como realizará as atividades do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e as provas presenciais em um dos polos do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR.
 
O curso possui duração de 4 anos, tempo no qual o aluno deverá concluir todas as disciplinas e atividades obrigatórias para que possa obter o grau de Licenciatura em Sociologia.

Para ingressar o candidato deverá realizar o processo seletivo seguindo as orientações divulgadas no edital do respectivo processo.

Descrição do curso

O curso de Sociologia destina-se àqueles que possuem interesse em estudar as relações humanas, culturas e comportamentos sociais. É um mergulho profundo na compreensão da sociedade através de um aporte teórico e metodológico estruturado tomando por base questões que afetam diretamente todos os indivíduos.
A formação do licenciado em sociologia demanda o aprofundamento dos estudos por meio de leituras específicas e pesquisa (teoria) e suas aplicabilidades (prática), a fim de que possa não apenas ampliar aprimorar o senso crítico e entendimento da realidade como também desenvolver mecanismos de propagar o conhecimento sociológico adequadamente dentro de suas especificidades e contextualizá-lo adequadamente.
O Censo Escolar do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) de 2021 aponta que, do total de professores ministrando aulas de Sociologia, 40,7% são licenciados na área. Esta lacuna interfere expressivamente na educação de qualidade, uma vez que existe um grande percentual de professores não licenciados em Sociologia atuando na disciplina ou mesmo alunos que estão sem aulas deste componente por ausência de professor.
 
Assim, a Licenciatura em Sociologia é uma excelente oportunidade de colocação no mercado ao mesmo tempo que contribui expressivamente para a transformação da educação e, consequentemente, do país como um todo.
 
Acrescido a isso, o estudo na modalidade EaD atende àqueles que necessitam de flexibilização na rotina de estudo e permite que a construção do conhecimento entre usuários ocorra em locais e tempos distintos, sendo um meio apropriado para a permanente atualização dos conhecimentos gerados de forma cada vez mais intensa pela ciência e cultura humana.
 
O curso de Licenciatura em Sociologia do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR tem seus objetivos estruturados em dois momentos. O primeiro está no objetivo geral, que se traduz na formação holística ofertada pela instituição ao corpo discente. O segundo está nos objetivos específicos, que têm como fator norteador o desenvolvimento de competências e habilidades pertinentes ao exercício da Sociologia tanto no âmbito acadêmico quanto no profissional.

Objetivos Gerais

  • Formar profissionais com senso de cidadania ampliado pelo exercício acadêmico, voltando-o para reflexões críticas de natureza humana, social, ambiental e educacional;
  • Incentivar os alunos ao desenvolvimento da criatividade, do espírito crítico e reflexivo, absorvendo novos conhecimentos;
  • Propiciar a aquisição e vivência de conhecimentos teórico-práticos para uma formação sólida
  • Propiciar condições para a construção de uma sociedade mais justa e mais ética.

Objetivos Específicos

  • Formar profissionais aptos ao exercício da prática docente em Sociologia nos estabelecimentos de ensino de nível médio e superior, desde que cumpridas as exigências legais;
  • Propiciar embasamentos necessários ao planejamento e realização de pesquisas na área educacional, vinculadas às instituições de ensino;
  • Desenvolver capacidade para a formulação e coordenação de projetos educacionais e não-educacionais;
  • Propiciar habilidades para a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.
  • Propiciar condições para que o profissional contribua para as mudanças sociais fundamentais para uma sociedade mais justa e mais humana.
  • Habilitar o profissional para trabalhar nas áreas de consultoria, assessoria, planejamento em entidades públicas, organizações políticas, parecerista em revistas e outras atividades acadêmicas.
  • Proporcionar a capacitação para lidar com temas transversais, tais como: gênero, globalização da economia, desenvolvimento, sustentabilidade, direitos humanos, entre outros;
  • Propiciar condições para análise da situação social e política e econômica a nível nacional e internacional.

Perfil Profissional

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR busca, por meio da matriz curricular proposta pelo curso de Licenciatura em Sociologia – EaD e das Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN previstas, possibilitar ao discente o desenvolvimento das competências e habilidades que possibilitarão a atuação profissional do egresso em sua profissão e a articulação com as realidades locais e regionais.

Além de desempenhar as funções tidas como comuns a todos os professores da educação básica, espera-se que o aluno Licenciado em Sociologia apresente um perfil alicerçado:

  • No domínio sobre um conjunto de conhecimentos teóricos correspondentes aos problemas sociais apresentados ao longo da História, bem como a capacidade para trabalhar esse conteúdo com adolescentes do ensino médio;
  • Na familiaridade com a prática pedagógica, aliados ao interesse constante para com a evolução dos métodos de ensino;
  • Na desenvoltura e domínio dos temas a serem abordados em sala de aula, primando sempre pela formação de uma consciência crítica acerca dos eventos e fatos ocorridos no contexto em estudo;
  • No conhecimento das técnicas de elaboração de projetos e outras práticas referentes ao bom andamento de uma pesquisa;
  • No compromisso com os valores que primem pela defesa da ética e da cidadania, como práticas constantes dentro e fora da sala de aula;
  • No convívio com a literatura especializada contemporânea;
  • No domínio do instrumental de pesquisa;
  • Na capacidade para reflexão crítica sobre o papel da escola na sociedade brasileira;
  • Na atuação interdisciplinar.

Ambiente de Atuação

O trabalho dos sociólogos é predominantemente intelectual e, como profissionais, eles podem exercer inúmeras atividades tanto no setor público quanto no setor privado. No campo de atuação, em consonância com o norte fixado neste projeto, estão basicamente as áreas de pesquisa, docência, embora não se possa excluir assessoria, consultoria e planejamento que envolvem inúmeras questões relacionadas a recursos humanos e organizacionais.

Venha fazer parte
da nossa História

Você está pronto(a) para
construir sua carreira?