Pedagogia
EaD

Valores Promocionais para 2024

Primeira Graduação

O curso de primeira graduação é destinado a pessoas que não tem nenhuma formação de nível superior. Nesta modalidade o aluno fará todas as disciplinas e componentes curriculares (Estágio Supervisionado Obrigatório, Prática do Componente Curricular, Atividades Complementares e Extensão Curricular) do curso de Pedagogia, bem como realizará as atividades junto ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e as provas presenciais em um dos polos do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR.

O curso tem a duração de 4 anos, tempo no qual o aluno deverá integralizar todas as disciplinas e componentes curriculares, para que possa assim obter o grau de Licenciatura em Pedagogia.

Para ingressar o candidato deverá realizar o processo seletivo seguindo as orientações divulgadas no edital do respectivo processo.

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR possui bolsa de estudo.

Descrição do curso

O licenciado em Pedagogia, poderá atuar como professor nas escolas que oferecem o ensino educação básica.

Segundo pesquisas realizadas pelo MEC/Inep, há uma escassez considerável de professores licenciados na área da Pedagogia em todo o país, principalmente no ensino da educação básica, o que faz com que a absorção desse profissional na área da educação seja incontinenti.

Como forma de evolução em sua área, o Licenciado em Pedagogia poderá lecionar em Faculdades, Centros Universitários ou Universidades, nesse sentido é necessário ter pelo menos o diploma de especialização lato sensu. Poderá também galgar outros horizontes com formação stricto sensu, como o mestrado e o doutorado.

As melhores oportunidades de emprego para quem segue a carreira de professor de Pedagogia estão nas Universidades Públicas e Privadas.

O campo de atuação do profissional egresso é ampliado em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho, vez que sendo um intelectual crítico e pró-ativo também estará apto a questionar, intervir em práticas e padrões hegemônicos da sociedade atual e desempenhar atividades nas áreas de consultoria, assessoria, planejamento em entidades públicas, partidos políticos, parecerista em revistas da área e em atividades acadêmicas.

O curso de Licenciatura em Pedagogia EAD do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR tem seus objetivos estruturados em dois momentos, o primeiro no objetivo geral que se traduz na formação holística ofertada pela instituição ao corpo discente. Num segundo momento, os objetivos específicos, que tem como fator norteador o desenvolvimento de competências e habilidades pertinentes ao exercício da Pedagogia seja este em âmbito acadêmico como profissional, de acordo com apresentar a legislação vigente relacionada aos objetivos do curso. Abaixo elencam-se tais objetivos:

Objetivos Gerais

  • Formar profissionais para exercer a docência e a gestão escolar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
  • Formar profissionais aptos às atividades docentes na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal e na Educação Profissional;
  • Desenvolver nos profissionais capacidades para o planejamento, administração, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas em ambientes não-escolares;
  • Propiciar habilidades para a produção e difusão do conhecimento científico- tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

Objetivos Específicos

  • Construir um referencial teórico-metodológico crítico para a docência, comprometido com a competência de organizar e mediar situações de ensino e aprendizagem, considerando o contexto educativo.
  • Desenvolver práticas investigativas que analisem a relação entre as concepções de criança, infância, adolescência e adultez e cultura e o modo como estas concepções orientam as propostas institucionais e as práticas educativas.
  • Compreender os conhecimentos historicamente produzidos sobre a criança, em seu contexto social e cultural, em relação a todos os aspectos de seu desenvolvimento.
  • Investigar o contexto educativo na sua complexidade considerando os aspectos sociais, políticos, culturais e econômicos, como objeto de reflexão constante para o desenvolvimento de processos pedagógicos.

Perfil Profissional

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR busca, por meio da matriz curricular proposta pelo curso de Licenciatura em Pedagogia e das Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs previstas, possibilitar ao discente o desenvolvimento das competências e habilidades que possibilitarão a atuação profissional do egresso em sua profissão e a articulação com as realidades locais e regionais.

O egresso do curso deverá ser capaz de planejar, organizar, desenvolver, criar, dirigir, implementar e controlar organizações e ações voltadas à prestação de serviços de todo porte, em todos os segmentos, com uma visão do todo, de modo integrado e relacionado com o meio externo.

Portanto, ao se formar espera-se que o aluno tenha desenvolvido as seguintes competências e habilidades:

  • Capacidade de trabalhar e de relacionar as diferentes linguagens; Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento e aprendizagem da criança e do adolescente;
  • Capacidade de compreender a indissociabilidade entre o cuidar e educar, de forma a contribuir para o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adultos, nos aspectos afetivo, cognitivo e social.
  • Capacidade de trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • Capacidade de trabalhar as diferenças raciais, sociais, econômicas e de gênero; do trabalho em equipe e de realizar pesquisas individuais e em grupo.

Ambiente de Atuação

Com a inovação e ampliação do mercado do trabalho, o profissional formado no Curso de Pedagogia – Pedagogo, além de exercer a docência e a gestão escolar, hoje ele pode trabalhar:

  • Na produção de materiais didáticos;
  • Educação a Distância, esta modalidade precisa de pedagogo que tenha afinidade com a informática;
  • Abrir uma escola, o pedagogo pode assinar documentos de abertura junto a Secretária de Educação;
  • Trabalhar na área de Recursos Humanos das empresas, criando cursos de capacitação de funcionários;
  • Trabalhar em hospitais para atender as necessidades educacionais de pacientes em fase escolar da educação obrigatória.

Venha fazer parte
da nossa História

Você está pronto(a) para
construir sua carreira?