Matemática EaD

Valores Promocionais para 2024

Primeira Graduação

O curso de primeira graduação é destinado a pessoas que não tem nenhuma formação de nível superior. Nesta modalidade o aluno fará todas as disciplinas e componentes curriculares (Estágio Supervisionado Obrigatório, Prática do Componente Curricular, Atividades Complementares e Extensão Curricular) do curso de Matemática, bem como realizará as atividades junto ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e as provas presenciais em um dos polos do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR.

O curso tem a duração de 4 anos, tempo no qual o aluno deverá integralizar todas as disciplinas e componentes curriculares, para que possa assim obter o grau de Licenciatura em Matemática.

Para ingressar o candidato deverá realizar o processo seletivo seguindo as orientações divulgadas no edital do respectivo processo.

Descrição do curso

As aplicações da Matemática têm se expandido nas décadas mais recentes. A Matemática tem uma longa história de intercâmbio com a Física e as Engenharias e, mais recentemente, com as Ciências Econômicas, Biológicas, Humanas e Sociais. As habilidades e competências adquiridas ao longo da formação do matemático tais como o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, fazem do mesmo um profissional capaz de ocupar posições no mercado de trabalho também fora do ambiente acadêmico, em áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável.

O curso de Licenciatura em Matemática EAD do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR tem seus objetivos estruturados em dois momentos, o primeiro no objetivo geral que se traduz na formação holística ofertada pela instituição ao corpo discente. Num segundo momento, os objetivos específicos, que tem como fator norteador o desenvolvimento de competências e habilidades pertinentes ao exercício da Matemática seja este em âmbito acadêmico como profissional, de acordo com apresentar a legislação vigente relacionada aos objetivos do curso. Abaixo elencam-se tais objetivos:

Objetivos Gerais

  • Construir um referencial teórico-metodológico crítico para a docência, comprometido com o desenvolvimento, compreensão e interesse dos alunos nas diversas áreas da matemática.
  • Fornecer instrumentos para estabelecer relações entre a pesquisa e a prática.
  • Criar uma estrutura curricular que estimule a autonomia intelectual, a capacidade analítica dos estudantes e uma ampla formação humanística;

Objetivos Específicos

  • Formar profissionais aptos às atividades docentes nos anos finais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal e na Educação Profissional;
    Desenvolver nas profissionais capacidades para o planejamento, execução,acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas em ambientes não-escolares;
    Propiciar habilidades para a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

Perfil Profissional

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR busca, por meio da matriz curricular proposta pelo curso de Licenciatura em Matemática e das Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs previstas, possibilitar ao discente o desenvolvimento das competências e habilidades que possibilitarão a atuação profissional do egresso em sua profissão e a articulação com as realidades locais e regionais.

O egresso do curso deverá ser capaz de planejar, organizar, desenvolver, criar, dirigir, implementar e controlar organizações e ações voltadas à prestação de serviços de todo porte, em todos os segmentos, com uma visão do todo, de modo integrado e relacionado com o meio externo.

Portanto, ao se formar espera-se que o aluno tenha desenvolvido as seguintes competências e habilidades:

  • Capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão.
  • Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares.
  • Capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas.
  • Capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento.
  • Habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento.
  • Conhecimento de questões contemporâneas.
  • Educação abrangente necessária ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social.
  • Participar de programas de formação continuada.
  • Realizar estudos de pós-graduação.
  • Trabalhar na interface da Matemática com outros campos de saber.

O licenciado em Matemática deverá ter, ainda, capacidades específicas do educador matemático tais como:

  • Elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica.
  • Analisar, selecionar e produzir materiais didáticos.
  • Analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica.
  • Desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos.
  • Perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente.
  • Contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica.

Venha fazer parte
da nossa História

Você está pronto(a) para
construir sua carreira?