História
EaD

Valores Promocionais para 2024

Primeira Graduação

Respeitando tudo o que preconiza a Resolução do MEC – CNE/CP no2 de 20 de dezembro de 2019, o curso de primeira graduação em Licenciatura em História na modalidade EaD do UNAR, é destinado a pessoas que ainda não possuem nenhuma formação em nível superior. Na primeira graduação, os alunos matriculados deverão cursar todas as disciplinas, bem como todas as atividades on-line e presenciais que compõem a Matriz Curricular do Curso de Licenciatura em História.

O prazo mínimo para a integralização do curso, é de 04 anos, e o ingresso se dá por meio de prova vestibular, transferência externa (de outra instituição) ou interna (de um curso para outro), ou apresentar a nota do ENEM.

Para ingressar o candidato deverá realizar o processo seletivo seguindo as orientações divulgadas no edital do respectivo processo.

Descrição do curso

Considerando que:

  • A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo.
  • Que investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais.
  • Que o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.

Então, pode-se afirmar que o estudo da história é muito importante, porque nos dá condições de entender as estruturas econômicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas e jurídicas da sociedade em que vivemos. A partir do estudo do passado podemos entender o processo de transformação da natureza, realizado pelo acúmulo de conhecimento dos homens, e que possibilitou mudanças substanciais no modo de vida da humanidade e no próprio homem, além de abrir horizontes de transformações em nossa sociedade.

Além disso, o estudo da história, tem a importância de dar, sobretudo, suporte compreensivo às pessoas, para que ajam com maior prudência, civilidade e tolerância, em seu meio e em situações estranhas à sua cultura. Podemos dizer que, em grande parte, a história continua sendo a “mestra da vida”, como entendia Cícero.
 
A meta do Curso de Licenciatura em História EaD do UNAR, é que o aluno adquira um ensino qualificado dos conteúdos específicos e complementares à área de História, aliando-os à teoria e metodologia da pesquisa histórica, com vistas a formar os fundamentos de um excelente professor, mas com viés de pesquisador, pois a experiência na construção, na crítica e na produção do conhecimento são “ferramentas” e fundamentos básicos para o exercício, mais qualificado, também e especialmente de um licenciado em História. A estrutura do curso atende à necessidade atual de oferecer novas óticas de análise que fazem aflorar a relação do indivíduo e do coletivo, o específico, o próprio, o particular, ressaltando as diferenças, a multiplicidade, numa perspectiva histórica plausível, integradora.

O Curso de Licenciatura em História na modalidade EAD do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR, foi autorizado pela Portaria UNAR no. 34/2010 de 07/04/2010, publicada em 07/04/2010 e foi reconhecido pela Portaria MEC no. 293 de 07/07/2016, publicada no D.O.U. em 08/07/2016.

A Renovação de Reconhecimento do Curso de Licenciatura em História se deu pela Portaria MEC no 155 de 21/06/2023, publicada no D.O.U em 22/06/2023.

Objetivos Gerais

  • Formar educador-pesquisador, para atuar nas escolas e em espaços alternativos educacionais, possibilitando práticas investigativas como condição inerente ao exercício da docência, pautado pela ética e pelo respeito ao meio ambiente.

Objetivos Específicos

  • Qualificar profissionais para atuar no ensino de História nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
  • Capacitar profissionais para organizar, dirigir e assessorar instituições de pesquisa e preservação culturais, tais como: arquivos, museus, ONGs, institutos de pesquisas.
  • Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da produção do conhecimento histórico.
  • Formar profissionais críticos e reflexivos, que compreendam a realidade de seu tempo, capazes de atuarem como agentes transformadores do contexto social vivido, atento às dimensões política, social e ética do seu ofício.

Perfil Profissional

O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

  • Domínio dos conteúdos gerais e específicos de sua área de formação profissional, com capacidade de midiatizá-los didaticamente numa perspectiva crítico-social;
  • Domínio dos pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a mediação didática do processo ensino-aprendizagem na perspectiva histórico-crítica e sócio construtivista;
  • Capacidade de analisar o processo educacional e o papel social da escola, considerando suas determinações históricas, políticas e sociais;
  • Domínio dos princípios e técnicas de investigação com capacidade de aplicá-las no planejamento e desenvolvimento de projetos investigativos;
  • Capacidade de mediação didática adequada ao exercício da relação teoria- prática da área;
  • Capacidade de gerenciar o seu desenvolvimento pessoal e profissional, orientado pelos princípios do aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver em sociedade e aprender a ensinar;
  • Capacidade de lidar e desenvolver ações educacionais que promovam a diversidade cultural e os valores democráticos, elementos importantes do processo educacional; Evidência de comportamentos ético-morais e democráticos dirigidos para o seu desenvolvimento profissional e para o desenvolvimento de sua cidadania.
  • Dominar as diferentes vertentes historiográficas e suas implicações nas práticas de pesquisas e ensino e fazer uso das concepções de história que contribuíram para o avanço científico e formação humanística: ética e cidadã;
  • Dominar os conceitos da história e de áreas de conhecimentos afins: antropologia, sociologia e geografia para a elaboração de categorias de análise e compreensão das relações sócio-históricas das experiências dos sujeitos sociais de diferentes tempos e espaços;
  • Dominar conhecimentos teóricos das relações do ensino-aprendizagem, conteúdos específicos, interdisciplinares e das novas tecnologias da informação e comunicação para elaboração de recursos pedagógicos: livros didáticos, paradidáticos, softwares educativos;
  • Dominar as teorias e metodologias da pesquisa histórica para elaboração do projeto de pesquisa e construção da monografia que explicite a compreensão das problemáticas e experiências sociais dos sujeitos históricos em diferentes tempos e espaços;
  • Articular o conhecimento dos saberes escolares, acadêmicos e das experiências na relação ensino-aprendizagem para adequação e compreensão da realidade contemporânea e suas relações com o passado histórico;
  • Dominar conhecimentos sócio-políticos que favoreçam o desenvolvimento da prática profissional pautada nos princípios democráticos para o exercício da cidadania política e social.

Ambiente de Atuação

O egresso poderá atuar como docente do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas; em órgãos públicos, exercendo funções na organização e preservação de acervos históricos e em museus.

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