Gestão de RH
EaD

Valores Promocionais para 2024

Primeira Graduação

O curso de primeira graduação é destinado a pessoas que não tem nenhuma formação de nível superior. Nesta modalidade o aluno fará todas as disciplinas e o componente curricular de Extensão Curricular do curso, bem como realizará as atividades junto ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e as provas presenciais em um dos polos do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR.

O curso tem a duração de 2 anos, tempo no qual o aluno deverá integralizar todas as disciplinas e componentes curriculares, para que possa assim obter o grau de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

Para ingressar o candidato deverá realizar o processo seletivo seguindo as orientações divulgadas no edital do respectivo processo.

Descrição do curso

O Curso Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos – EaD oferecido pelo Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR está em concordância com o mercado de trabalho pois, acredita na formação do aluno que busca formação especializada. Nesse curso, a instituição investe no oferecimento de procedimentos e métodos de pesquisa, e direcionamento aprimorado.

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR implementa uma dinâmica curricular integradora, capaz de assegurar um processo de formação, onde as diferentes disciplinas estão integradas. O curso também acompanha as transformações científicas, técnicas, sociais e culturais, o que se concretiza mediante a realização de constantes atualizações no currículo, viabilizando a renovação e adequação do Curso às demandas da moderna sociedade. Por isso, o Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR forma profissionais capazes de atuar com excelência na área de Gestão de Recursos Humanos, e, portanto, disponibiliza à comunidade regional os recursos necessários para a compreensão do fenômeno da Gestão de Recursos Humanos e a sua eficaz aplicação nos ambientes organizacionais.

Os atuais desafios dos cursos de formação profissional consistem na integração do conhecimento, que envolvem integração entre as disciplinas. O Tecnólogo em Recursos Humanos deverá desenvolver, ao longo de sua vida profissional, uma formação humanística consistente e visão global, que o habilitarão a compreender o meio social, o político, o econômico e o cultural onde estará inserido, estando capacitado a tomar decisões em um mundo globalizado, diversificado, interdependente e que passa por mutações contínuas e extremamente rápidas.

Nesse contexto, é imprescindível que o profissional tenha conhecimento econômico, social e cultural; essas formações afetam o ambiente e, em especial, a organização onde ele presta serviços, devendo entender, também, o fluxo interno operacional das organizações e ser capaz de aplicar seus conhecimentos em situações específicas e diferentes, bem como ser capaz de absorver as rápidas mudanças no mundo dos negócios e na tecnologia, para fins de aplicação na sua organização. O profissional a ser formado pelo Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR desenvolve um intenso conhecimento em tecnologias de gestão em Recursos Humanos, além de ser capaz de usar os dados financeiros e econômicos para exercer julgamento, avaliar riscos e tomar decisões de negócios. Deverá, portanto, ser capaz de estabelecer uma compreensão sistêmica e estratégica, com uma visão do todo, de modo integrado e relacionado com o meio ambiente externo.

Objetivos Gerais

  • Formar profissionais dotados de conhecimentos teórico-práticos que lhe permitam atender a um mercado de trabalho em constantes mudanças, embasados pela ética, responsabilidade social e preocupados com o meio ambiente;
  • Capacitar profissionais para tomar decisões, junto às organizações dos diferentes setores da economia, de forma a buscar uma gestão humana e integrada, alinhada com os objetivos da empresas e ao respeito às pessoas.

Objetivos Específicos

  • Instrumentalizar e preparar o educando para a utilização de ferramentas de suporte ao desenvolvimento de programas de planejamento e Controle de Pessoal, Relações Trabalhistas e Remuneração e Desenvolvimento de Pessoas.
  • Realizar o Planejamento e Controle de Pessoal Garantir que o processo de recrutamento e seleção de profissionais atenda às necessidades da empresa através da definição adequada dos meios e fontes de recrutamento; da aplicação de técnicas apropriadas de seleção e principalmente do desenvolvimento de programa de integração e acompanhamento de recém-admitidos. Bem como dos conceitos e técnicas aplicáveis a Administração de Pessoal e de Folha de Pagamento através da gestão de atividades operacionais; processo admissional; operacionalização de folha de pagamento; cálculo e recolhimento de encargos sociais e previdenciários; elaboração de CAGED, RAIS, DIRF e Informes de Rendimentos; apropriação de horas trabalhadas (normas, extras, banco de horas); programação e cálculo de férias e 13o salário; verbas rescisórias e homologações.
  • Preparar o futuro profissional de RH para as questões decorrentes da Legislação Constitucional, em particular de Legislação Trabalhista, dentro de processo de Comunicação Empresarial, visando garantir a integração das pessoas envolvidas nos Processos de Trabalho. Além de proporcionar ações ligadas às Negociações Sindicais dentro dos princípios da Responsabilidade Social da empresa e dos trabalhadores.
  • Desenvolver os procedimentos que facilitem a administração e planejamento da remuneração total através da elaboração de descrição e avaliação de cargos, participação de pesquisa de mercado, definição de estrutura de cargos e salários, administração de plano de benefícios e remuneração variável (PLR).
  • Facilitar e acompanhar o desenvolvimento de pessoas, através da implementação de programa de avaliação de desempenho; plano de treinamento e formação de pessoas; programa interno de comunicação; elaboração de programas participativos.

Perfil Profissional

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR busca, por meio da matriz curricular proposta pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia e legislação educacional vigente, possibilitar ao discente o desenvolvimento das competências e habilidades que possibilitarão a atuação profissional do egresso em sua profissão e a articulação com as realidades locais e regionais.

O perfil do egresso proposto pelo curso de Curso Superior de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos – EaD consiste em possibilitar aos egressos ao final do curso:

  • Efetuar o planejamento tático de necessidade de mão-de-obra.
  • Compreender os efeitos da economia sobre a necessidade de mão-de-obra das organizações.
  • Indicar, implementar ou modificar as ferramentas de recursos humanos a serem utilizadas na gestão e manutenção de pessoal.
  • Especificar as técnicas de recrutamento e seleção a serem utilizadas conforme o cargo a ser selecionado.
  • Aplicar os princípios da Legislação Trabalhista atuando ativamente em negociações trabalhistas.
  • Associar as principais implicações relacionadas à Legislação Previdenciária, auxiliando a empresa na observância destas na gestão de pessoal.
  • Indicar as ferramentas de administração de Pessoal e folha de pagamentos.
  • Selecionar, elaborar e implementar sistemas de automação dos processos administrativos de recursos humanos.
  • Implementar e auxiliar no desenvolvimento de procedimentos e ferramentas que possibilitem a gestão dos aspectos de remuneração, administração de benefícios, desenvolvimento de pessoas e comunicação interna.
  • Apreciar, criticar e transmitir informações referentes à gestão de pessoas bem como novas técnicas existentes no mercado.
  • Reconhecer seu papel de consultor/facilitador interno dentro e fora das organizações.

Ambiente de Atuação

O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos poderá atuar em atividades como: descrição de cargos, administração de salários, recrutamento, seleção, contratação/registro, integração de novo empregado, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e organização do conhecimento em empresas privadas de pequeno, médio e grande porte.

Venha fazer parte
da nossa História

Você está pronto(a) para
construir sua carreira?