Geografia
EaD

Valores Promocionais para 2024

Primeira Graduação

O curso de primeira graduação é destinado a pessoas que não tem nenhuma formação de nível superior. Nesta modalidade o aluno fará todas as disciplinas e componentes curriculares (Estágio Supervisionado Obrigatório, Prática do Componente Curricular, Atividades Complementares e Extensão Curricular) do curso de Geografia, bem como realizará as atividades junto ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e as provas presenciais em um dos polos do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR.

O curso tem a duração de 4 anos, tempo no qual o aluno deverá integralizar todas as disciplinas e componentes curriculares, para que possa assim obter o grau de Licenciatura em Geografia.

Para ingressar o candidato deverá realizar o processo seletivo seguindo as orientações divulgadas no edital do respectivo processo.

Descrição do curso

O licenciado em Geografia, poderá atuar como professor nas escolas que oferecem o ensino educação básica.

Segundo pesquisas realizadas pelo MEC/Inep, há uma escassez considerável de professores licenciados na área da Geografia em todo o país, principalmente no ensino da educação básica, o que faz com que a absorção desse profissional na área da educação seja incontinenti.

Como forma de evolução em sua área, o Licenciado em Geografia poderá lecionar em Faculdades, Centros Universitários ou Universidades, nesse sentido é necessário ter pelo menos o diploma de especialização lato sensu. Poderá também galgar outros horizontes com formação stricto sensu, como o mestrado e o doutorado.

As melhores oportunidades de emprego para quem segue a carreira de professor de Geografia estão nas Universidades Públicas e Privadas.

O campo de atuação do profissional egresso é ampliado em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho, vez que sendo um intelectual crítico e pró-ativo também estará apto a questionar, intervir em práticas e padrões hegemônicos da sociedade atual e desempenhar atividades nas áreas de consultoria, assessoria, planejamento em entidades públicas, partidos políticos, parecerista em revistas da área e em atividades acadêmicas.

O curso de Licenciatura em Geografia EAD do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR tem seus objetivos estruturados em dois momentos, o primeiro no objetivo geral que se traduz na formação holística ofertada pela instituição ao corpo discente. Num segundo momento, os objetivos específicos, que tem como fator norteador o desenvolvimento de competências e habilidades pertinentes ao exercício da Geografia seja este em âmbito acadêmico como profissional, de acordo com apresentar a legislação vigente relacionada aos objetivos do curso. Abaixo elencam-se tais objetivos:

Objetivos Gerais

  • Formar profissionais capacitados para compreender e analisar os diferentes aspectos da geografia física, humana, econômica e política, visando a compreensão e interpretação dos processos espaciais que ocorrem no planeta.
  • Fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre a interação entre sociedade e natureza, com ênfase na relação entre o homem e o meio ambiente, assim como nas transformações do espaço geográfico ao longo do tempo.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e interpretação de dados e informações geográficas, bem como a capacidade de planejamento e intervenção em questões socioambientais, contribuindo para a formação de profissionais que possam atuar de forma crítica e criativa na sociedade.

Objetivos Específicos

  • Compreender e interpretar os processos geográficos e as relações entre o homem e o meio ambiente.
  • Analisar e interpretar a diferenciação espacial dos fenômenos físicos, sociais e econômicos.
  • Desenvolver habilidades em pesquisa, análise de dados e produção de relatórios geográficos.
  • Conhecer e aplicar conceitos e teorias fundamentais da geografia.
  • Desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre os problemas ambientais e sociais, buscando formas de mitigação e solução.
  • Compreender os sistemas e processos naturais e a sua relação com as atividades humanas.
  • Analisar os problemas e desafios relacionados à urbanização e planejamento urbano.
  • Explorar e utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis para a análise geográfica.
  • Entender as relações políticas, econômicas e culturais entre os diferentes países e regiões do mundo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita, necessárias para a exposição e discussão de questões geográficas.

Perfil Profissional

Os estudantes de Geografia devem desenvolver uma série de competências e habilidades para garantir uma formação completa e sólida na área. Algumas das principais competências e habilidades a serem desenvolvidas são:

  • Pensamento crítico: a capacidade de analisar, questionar e interpretar informações geográficas de forma crítica é essencial para um estudante de Geografia.
  • Capacidade de pesquisa: a habilidade de conduzir pesquisas e buscar informações geográficas de forma eficiente é fundamental para um bom desempenho nos estudos e na profissão.
  • Conhecimento dos conceitos geográficos: os estudantes devem desenvolver uma compreensão sólida dos principais conceitos da Geografia, como lugar, espaço, paisagem, território, entre outros.
  • Habilidade de comunicação: a capacidade de expressar ideias e argumentos de forma clara e coerente é essencial para um bom desempenho nos estudos e na profissão.
  • Habilidade de trabalho em equipe: muitas vezes, os projetos e trabalhos na área de Geografia exigem o trabalho em equipe. O estudante deve ser capaz de colaborar e interagir com colegas de forma eficiente.
  • Conhecimento geográfico atualizado: os estudantes devem estar atualizados sobre os principais acontecimentos e mudanças geográficas ao redor do mundo, tanto no nível local como global.
  • Habilidades tecnológicas: a capacidade de utilizar ferramentas e tecnologias geográficas, como Sistemas de Informação Geográfica (SIG), softwares de mapeamento, entre outros, é cada vez mais importante na área de Geografia.
  • Pensamento espacial: os estudantes devem desenvolver a habilidade de compreender e analisar relações espaciais, como localização, distribuição, conexões e interações.
  • Capacidade de análise e interpretação de dados geográficos: os estudantes devem ser capazes de coletar, analisar e interpretar dados geográficos para realizar estudos e pesquisas.
  • Conhecimento de questões socioambientais: a compreensão das interações entre sociedade e ambiente é fundamental para um estudante de Geografia. Eles devem ter consciência das questões socioambientais atuais e das formas de abordá-las.

 

Essas são apenas algumas das competências e habilidades que os estudantes de Geografia devem desenvolver ao longo de sua formação acadêmica. É importante lembrar que o aprendizado na área de Geografia é contínuo e que os profissionais devem estar sempre atualizados e em constante desenvolvimento.

Ambiente de Atuação

Enquanto licenciado, o egresso do Curso de Geografia da UNAR está apto a atuar no magistério da Educação Básica e Superior. Uma outra área de atuação possível é na educação ambiental não-formal em trabalhos realizados por empresas que desenvolvem projetos ambientais.

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