Ciências Contábeis EaD

Valores Promocionais para 2024

Primeira Graduação

O curso de primeira graduação é destinado a pessoas que não tem nenhuma formação de nível superior. Nesta modalidade o aluno fará todas as disciplinas e componentes curriculares (Estágio Supervisionado Obrigatório, Atividades Complementares e Extensão Curricular) do curso, bem como realizará as atividades junto ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e as provas presenciais em um dos polos do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR.

O curso tem a duração de 4 anos, tempo no qual o aluno deverá integralizar todas as disciplinas e componentes curriculares, para que possa assim obter o grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

Para ingressar o candidato deverá realizar o processo seletivo seguindo as orientações divulgadas no edital do respectivo processo.

Descrição do curso

O Curso de Ciências Contábeis, oferecido pelo Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR tem a capacidade de qualificar o aluno para atuar de maneira competente porque sua formação abrange o conhecimento profissional, habilidades, ética e atitudes profissionais. Com essas habilidades, o profissional graduado pelo Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR em Ciências Contábeis pode atuar em qualquer tipo de organização e estrutura de governança, e ainda, atuar como profissional liberal, auditor externo ou perito contábil.

Esse perfil está em consonância com a Federação Internacional de Contadores (IFAC) que tem por missão o desenvolvimento em nível mundial do oferecimento de serviços de alta competência com foco no interesse público, além de buscar garantias da profissão contábil com padrões harmonizados.

O curso de Bacharelado em Ciências Contábeis foi instituído pelo Decreto Lei no 7.988, de 22 de setembro de 1945, vinculado a Ciências Atuariais. Com a instituição da Lei no 1.401, de 31 de julho de 1951, os cursos de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais foram desdobrados. O bacharel em Ciências Contábeis tem sua profissão regulamentada pelo Decreto-lei no 9.295/46 e suas atribuições definidas pela Resolução nº 560/83, do Conselho Federal de Contabilidade. Em abril de 2012, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) determinou que o Sistema CFC/CRCs passasse a substituir o termo Contabilista, por Profissional da Contabilidade. Como consequência natural, as disciplinas indicadas para o curso de Ciências Contábeis passaram a enfatizar, principalmente, o conhecimento profissional em contabilidade e finanças, complementado por conhecimento profissional na área de negócios e gestão organizacional.

A relevância social do contador é muito abrangente e desempenha diversas atividades que foram desenvolvidas em sua graduação no Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR. Destaca-se a criação de valor pelo uso eficiente do uso dos recursos organizacionais uma vez que possui entendimento de assuntos de enorme relevância, como dos direcionadores de valor dos stakeholders e de inovação corporativa.

Objetivos Gerais

  • Formar um profissional com visão generalista, que compreenda o processo contábil gerencial moderno, adequando-se à velocidade tecnológica que experimentamos, na atualidade.
  • Dotar, aliando-se teoria à prática, o profissional de discernimento e competência para a assunção de cargos, no plano tático da Organização, como elemento efetivo do processo de decisão.
  • Formar profissionais éticos e capazes de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região em nível nacional e internacional, visando à integração com os países vizinhos do MERCOSUL, por meio da aplicação e aprimoramento dos princípios contábeis e da unificação dos seus processos.

Objetivos Específicos

  • Propiciar ao aluno a compreensão das normas e dos princípios contábeis de maneira sistêmica.
  • Dotar o aluno de raciocínio lógico, crítico e analítico para a solução de problemas de natureza contábil.
  • Desenvolver a capacidade de elaboração, interpretação e análise das demonstrações financeiras.
  • Desenvolver habilidades para o uso dos instrumentos contábeis, visando ao estabelecimento de estratégias administrativas.
  • Despertar a capacidade empreendedora.
  • Propiciar condições para a consciência de responsabilidade social e ética.
  • Incentivar o aluno para a busca do aperfeiçoamento.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação e liderança, dotando-o de habilidades capazes de promover e integrar o trabalho em equipe.

Perfil Profissional

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR busca, por meio da matriz curricular proposta pelo curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e das Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs previstas, possibilitar ao discente o desenvolvimento das competências e habilidades que possibilitarão a atuação profissional do egresso em sua profissão e a articulação com as realidades locais e regionais.

O egresso do curso deverá ser capaz de planejar, organizar, desenvolver, criar, dirigir, implementar e controlar organizações e ações voltadas à prestação de serviços de todo porte, em todos os segmentos, com uma visão do todo, de modo integrado e relacionado com o meio externo.

O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:
 
  • Conhecimentos que o habilite a atuar nos vários segmentos da profissão, tendo sólida formação de profissional generalista;
  • Visão holística e sistêmica da ciência contábil;
  • Sólida formação básica;
  • Capacidade de utilização adequada da terminologia e da linguagem das ciências contábeis;
  • Visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
  • Capacidade de aplicação adequada da legislação contábil;
  • Comportamento empreendedor e inovador, dotado de iniciativa e capacidade de liderança;
  • Capacidade para o exercício de suas responsabilidades com domínio das funções contábeis, atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais;
  • Aptidão para combinar raciocínio de caráter abstrato, aptidão numérico-analítica e sociabilidade com um grande senso ético;
  • Aptidão para enfrentar os avanços tecnológicos e os movimentos advindos das exigências e competências do ambiente político, econômico e social.

Ambiente de Atuação

O Contador pode atuar nas organizações públicas e privadas. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Venha fazer parte
da nossa História

Você está pronto(a) para
construir sua carreira?