Administração EaD

Valores Promocionais para 2024

Primeira Graduação

O curso de primeira graduação é destinado a pessoas que não tem nenhuma formação de nível superior. Nesta modalidade o aluno fará todas as disciplinas e componentes curriculares (Estágio Supervisionado Obrigatório, Atividades Complementares e Extensão Curricular) do curso, bem como realizará as atividades junto ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e as provas presenciais em um dos polos do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR.

O curso tem a duração de 4 anos, sendo dividido em 08 semestres, tempo no qual o aluno deverá integralizar todas as disciplinas e componentes curriculares, para que possa assim obter o grau de Bacharel em Administração.

Para ingressar o candidato deverá realizar o processo seletivo seguindo as orientações divulgadas no edital do respectivo processo.

Descrição do curso

Atualmente, de acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES (2022) no primeiro semestre de 2022 os cursos mais procurados foram de Direito e de Administração, o primeiro na modalidade presencial, enquanto, o segundo na modalidade à distância.

A carreira em Administração é uma das mais procuradas no Brasil. O caráter generalista do profissional da área facilita a atuação nos mais variados campos da economia, seja em empresas privadas de todos os portes, órgãos públicos ou organizações não governamentais (ONGs) (GUIA DA CARREIRA, 2022).

A busca na formação em Administração traz um leque de oportunidades ao egresso para atuar, além de ser uma tendência entre os alunos, de acordo com os dados apresentados pelo Censo da Educação Superior.

Acrescido a isso a ampla área de atuação permite ao egresso a escolha, geográfica e salarial, motivos que levam à busca pelo curso, bem como, em contrapartida a oferta deste pela instituição, em especial, na modalidade EaD.

O curso de Bacharelado em Administração EAD do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR tem seus objetivos estruturados em dois momentos, o primeiro no objetivo geral que se traduz na formação holística ofertada pela instituição ao corpo discente. Num segundo momento, os objetivos específicos, que tem como fator norteador o desenvolvimento de competências e habilidades pertinentes ao exercício da Administração seja este em âmbito acadêmico como profissional, de acordo com apresentar a legislação vigente relacionada aos objetivos do curso. Abaixo elencam-se tais objetivos:

Objetivos Gerais

  • Formar profissionais com senso de cidadania ampliado pelo exercício acadêmico, voltando-o para reflexões críticas de natureza humana, social, ambiental e organizacional;
  • Incentivar nos alunos o desenvolvimento da criatividade, do espírito crítico e reflexivo, absorvendo novos conhecimentos;
  • Propiciar a aquisição de conhecimentos teórico-práticos que dotem os alunos de uma visão estratégica de negócios, pautada pela ética e pelo respeito ao meio ambiente.
  • Propiciar condições para a construção de uma sociedade mais justa e mais ética.

Objetivos Específicos

  • Propiciar o desenvolvimento de competências e habilidades para trabalhar em estudos administrativos, organizacionais, estratégicos, qualitativos e quantitativos nas diversas áreas da administração, tais como: gestão da produção e serviços, gestão de pessoas, comercialização e marketing, finanças, logística, gestão ambiental, tecnológica, comercio exterior, gestão da informação, e suas metodologias;
  • Habilitar o profissional para trabalhar nas áreas sociais e econômicas, políticas, culturais, relações internacionais, investigação cientifica e suas metodologias;
  • Proporcionar a capacitação a lidar com temas transversais, tais como: gênero, globalização da economia, desenvolvimento, qualidade de vida no trabalho, entre outros;
  • Propiciar conhecimentos para o desenvolvimento de ações, buscando o equilíbrio entre os objetivos empresariais, suas disponibilidades e interesses e necessidades dos trabalhos;
  • Propiciar condições para análise da situação política, social e econômica da empresa, do local e do país, avaliando os riscos das tomadas de decisão;
  • Projetar sistemas produtivos, prevendo a captação de recursos para a sua implementação;
  • Aplicar os conhecimentos teórico-práticos adquiridos em empresas de pequeno, médio e grande porte.

Perfil Profissional

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR busca, por meio da matriz curricular proposta pelo curso de Bacharelado em Administração e das Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs previstas, possibilitar ao discente o desenvolvimento das competências e habilidades que possibilitarão a atuação profissional do egresso em sua profissão e a articulação com as realidades locais e regionais.
 
O egresso do curso deverá ser capaz de planejar, organizar, desenvolver, criar, dirigir, implementar e controlar organizações e ações voltadas à prestação de serviços de todo porte, em todos os segmentos, com uma visão do todo, de modo integrado e relacionado com o meio externo.

Portanto, ao se formar espera-se que o aluno tenha desenvolvido as seguintes competências e habilidades:
 
  • Valores inerentes à responsabilidade social e ética profissional;
  • Formação técnica e científica para atuar na administração das organizações, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional;
  • Formação humanística e visão global, que o habilite a compreender o meio social, político e cultural, onde está inserido e a tomar decisões com raciocínio lógico, num mundo diversificado e em constante evolução;
  • Capacidade para desenvolver projetos de melhoria e de análise do desempenho organizacional, estimulando programas de avaliação e recomendando soluções alternativas, criativas e inovadoras às organizações;
  • Capacidade de atuar em equipes de maneira interdisciplinar, na estrutura organizacional, bem como de compreender as necessidades de aperfeiçoamento constante, em prol de objetivos comuns;
  • Capacidade de utilizar os recursos tecnológicos, humanos e organizacionais, otimizando e melhorando o desempenho das instituições;
  • Capacidade de expressar-se com clareza, utilizando o raciocínio lógico, de modo crítico e criativo;
  • Capacidade para conciliar sua função de especialista com uma visão generalista de caráter empreendedor;
  • Conhecer e dominar as características das organizações empresariais locais e/ou regionais.

Ambiente de Atuação

Dentre as possibilidades de exercício de suas funções, destacam-se assessor, executivo, pesquisador ou professor nas áreas de finanças, logística, gestão de pessoas, gestão de materiais, marketing, tecnologia da informação, varejo e serviços, gestão da produção e da qualidade, administração do meio ambiente, dinâmica do mercado externo, gestão estratégica e administração geral. Além disso, poderá atuar em seu próprio negócio, gerenciando-o e prestar serviços, como autônomo em empresas governamentais e privadas. ​

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