
Apresentação
De 03 a 05 de novembro se 2021, o UNAR – Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” realizará o XIV CONGRESSO CIENTÍFICO: Integração dos saberes.
“As palestras serão ministradas de forma remotas (ao vivo)”.“Você poderá assistir de um computador ou celular”.
Esse evento oportuniza a difusão de conhecimento entre profissionais de instituições públicas e privadas que atuam com ensino, pesquisa e extensão. Favorece a ampliação das experiências acadêmicas para estudantes do ensino médio e técnico, da graduação e pós-graduação, à medida que apresenta os avanços científicos e tecnológicos em diferentes áreas, possibilidade de formação de grupos de trabalho, bem como debates sobre temas emergentes em pesquisa e inovação.
O XIV Congresso Científico envolve toda comunidade acadêmica e se consagra por sua trajetória de mais de uma década que, progressivamente, contribui para a produção e divulgação do conhecimento científico.
Apresentamos a programação e convidamos a todos para participarem desse encontro de cooperação e integração acadêmica, que afirma e difunde o valor do conhecimento científico.
Certificado de Participação
Local
Em função do isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19 e em obediência ao decreto estadual de São Paulo e ao municipal de Araras, o Congresso Científico UNAR será realizado excepcionalmente de forma remota, com Palestras “ao vivo“.
UNAR – Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”
Av. Ernani Lacerda de Oliveira,
100 – Parque Santa Cândida
Araras SP – CEP: 13.603-112
Áreas
- Administração
- Arquitetura e Urbanismo
- Ciências Agrárias
- Ciências Humana
- Ciências Sociais
- Direito
- Engenharia Civil
- Engenharia de Produção
- Gastronomia
- Gestão de RH
- Logística
- Medicina Veterinária
- Nutrição
Inscrição
Faça sua inscrição para receber o link de acesso das palestras: Inscreva-se
- A inscrição é individual e intransferível.
- Os inscritos receberão certificado de participação do Congresso.
- Com Inscrição efetuada, alunos – UNAR terão 15 horas de Atividade Complementar.
- Os Alunos – UNAR Inscritos que submeterem trabalhos no Congresso terão direito a mais 15 horas de atividade complementar.
Programação Científica
Clique no botão para visualizar o folder: Programação Científica
Normas para Elaboração dos Trabalhos
Serão aceitos resumos em português, inglês ou espanhol.
O resumo deve conter o título (português e inglês), nomes dos autores, endereços completos. O corpo do resumo incluindo agradecimentos, apoio, créditos, etc. deve conter no máximo 1600 caracteres (caracteres sem espaço).
Instruções para o preenchimento do Formulário para envio de resumo
ÁREA DO CONGRESSO: Indicar a área que se enquadra o trabalho (Administração – Arquitetura e Urbanismo – Ciências Agrárias – Ciências Humanas – Ciências Sociais – Direito – Engenharia Civil – Engenharia de Produção- Gastronomia – Gestão de RH – Logística – Medicina Veterinária – Nutrição).
TÍTULO (em PORTUGUÊS): O título em português deve ser escrito em letras MAIÚSCULAS, exceto os nomes científicos, que devem ser em minúsculas e em itálico.
TÍTULO (em INGLÊS): A versão do título em inglês deve ser com a primeira letra maiúscula e o restante em minúsculas, exceto quando se tratar de nome próprio.
AUTORES: Os nomes dos autores devem ser escritos em letras MAIÚSCULAS, separados por ponto e vírgula e sublinhando-se o nome do apresentador do trabalho.
Exemplo:
Nomes completos: Wdson de Oliveira1, Beatriz Helena Campos Wingeter1, Adriana Paula Arantes1.
Como colocar no Formulário: DE OLIVEIRA, W.; WINGETER, B. H, C.; ARANTES, A. P.
ENDEREÇO DOS AUTORES: Incluir as informações sobre os autores referente aos números sobrescrito (instituição, endereço, e-mail do apresentador do trabalho), precedidas do respectivo número de referência, também sobrescrito.
Exemplo:
1Centro Universitário de Araras “Dr Edmundo Ulson” – Araras/SP – email@unar.edu.br
Resumo: O texto deve ser corrido, sem mudança de linha (máximo 1600 caracteres sem espaço). O resumo deve conter introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão. Os nomes científicos devem ser grafados em itálico. Não inserir tabelas ou imagens. Citações bibliográficas, quando necessárias, deverão ser feitas no corpo do texto.
Modelo de Resumo:
Área do congresso: Ciências Humanas
Título (em Português): APONTAMENTOS SOBRE METODOLOGIA DA HISTÓRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO.
Título (em Inglês): Notes on methodology of history and its contribution to research in education.
Autores: SANTOS M.L.C.S.1; SOUZA D.M 1; GASPEROTTO H.J1
Endereço dos autores: 1Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” Araras SP – CEP: 13.603-112, lourdes.santos@unar.edu.br
Palavras Chaves: Pesquisa em educação; globalização; educação
Resumo:
Reconhecer a complexidade que determina e sustenta a tarefa do pesquisador em educação, especificamente no que diz respeito à compreensão do processo de leitura dos condicionantes históricos e social é fundamental para qualificação e a análise contextualizada dos objetos. Nesta pesquisa pretendemos demonstrar como a metodologia da história, articulada com as questões do pensamento complexo, pode contribuir para as pesquisas em educação. Para isso, constatamos que alguns postulados como os de BURKE (1992) e LE GOFF (1990), contribuem para a produção de pesquisas que incluam perspectivas pluridimensionais e multidirecionais em diferentes sociedades. Do pensamento complexo, neste estudo representado pela obra de MORIN (2000), abstraímos que o conhecimento não se reduz aos encantamentos da razão fragmentária e da visão unívoca da realidade, ao contrário, precisa valorizar seus aspectos subjetivos, demonstrar compromisso com a pluralidade e com a diversidade evitando os neodogmas apresentados como redentores da condição humana, no contexto da globalização. São essas perspectivas que poderão indicar um processo de escolarização humanizante e que repercuta nas políticas educacionais e nos processos de formação dos professores.
Bibliografia:
BURKE, P. (Org). A Escrita da história novas perspectivas. Trad. Magda Lopes. 7ª reimp. SP: Ed. UNESP, 1992.
LE GOFF, J. História e Memória. Traduções Irene Ferreira, Bernardo Leitão, Suzana Ferreira Borges. Campinas-SP: Ed. UNICAMP, 1990.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. SP: Cortez, 2000.
O prazo final de envio de trabalhos é 24 de outubro de 2021.
Pelo menos um dos autores deve ter efetivado a inscrição.
Os resumos deverão ser elaborados de acordo com as normas de envio.
Após a submissão do resumo a comissão editorial enviará um e-mail acusando o aceite do trabalho até a data de 29 de outubro de 2021.
A Comissão editorial efetuará a análise dos trabalhos, com base em critérios pré-definidos por cada área, e os trabalhos aceitos para apresentação serão disponibilizados no site do evento até 03 de novembro de 2021.
A apresentação dos trabalhos ocorrerá no dia 05 de novembro de 2021. As apresentações serão realizadas de forma remota pela plataforma ZOOM
A decisão final da forma de apresentação do trabalho (slides ou pôster) caberá à Comissão Editorial do Congresso e também será informado por e-mail até a data de 29 de outubro de 2021.
O autor principal ou coautor que for apresentar o trabalho (pôster ou oral) deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no Congresso.
Os trabalhos serão disponibilizados para os congressistas nos Anais do Evento o no site do Congresso. A publicação dos resumos será realizada da forma em que for enviada pelos autores. Ao enviar um trabalho, o autor estará confirmando que todos os coautores concordaram com esse envio.
IMPORTANTE – (Alunos UNAR)
Os participantes Inscritos que submeterem trabalhos no Congresso terão direito a mais 15 horas de atividade complementar, além das 15 horas obtidas com a efetivação da Inscrição no Congresso.
Trabalhos Aceitos
Abaixo estão os trabalhos aceitos para apresentação no Congresso. Clique no link abaixo para verificar se seu trabalho foi selecionado para apresentação. As datas e horário de apresentação estão no arquivo. Trabalhos Aceitos para ApresentaçãoEntre em contato conosco
Patrocínio
Prêmios
Fotos
Conheça um pouco da História de Araras
Igreja Matriz
O primeiro registro do povoado foi em 1818, através de uma sesmaria de légua e meia, formada pelas bacias hidrográficas do rio Mogi, ribeirão Itapura e ribeirão das Araras, em terras pertencentes ao município de Limeira. Em 1862, o proprietário da sesmaria erguia a primeira capela de Nossa Senhora do Patrocínio das Araras, rodeada de algumas casas. A inauguração foi em 15 de agosto de 1862, Dia da Padroeira.
Em maio de 1865, os então proprietários da sesmaria, Bento de Lacerda Guimarães (futuro Barão de Araras), e José de Lacerda Guimarães (Barão de Arary), doaram o terreno para o patrimônio da respectiva igreja dedicada a Nossa Senhora do Patrocínio. Em 24 de março de 1871, o povoado de Nossa Senhora do Patrocínio foi elevado à categoria de vila, passando a partir daquele momento a constituir um município, que já possuía cinco mil habitantes. A primeira eleição de vereadores foi em 07 de setembro de 1872. O município foi instalado em 07 de janeiro de 1873, com a constituição da 1ª Câmara Municipal e em 02 de abril de 1879 foi elevada à categoria de cidade.
As grandes fazendas de lavoura de café predominavam na cidade e eram responsáveis pelo progresso que surgia na região. Em abril de 1877, os trilhos da Companhia Paulista de Estrada de Ferro eram a principal forma de escoamento da produção agrícola da região, o que acelerou o progresso da cidade. A imigração foi grande influenciadora na formação da população de Araras. Com o ciclo do café, italianos, portugueses, suíços e alemães se incorporaram à vida econômica que vinha sofrendo prejuízo com a falta de mão de obra na lavoura devido à abolição da escravatura.
Fundadores de Araras
Bento de Lacerda Guimarães e Jose de Lacerda Guimarães, Fundadores de Araras eram filhos de Antonio de Lacerda Guimarães e Maria Franco, lavradores em Belém de Jundiaí, hoje Itatiba. Em dezembro de 1847, os irmãos contraíram matrimonio, o primeiro com Manoela Assis de Cássia, e o segundo com Clara Miquelina de Jesus, filhas de Alferes Franco, possuidor de uma das maiores fortunas da época e que, parte de seu patrimônio localizava-se em Araras. Após o casamento os irmãos concretizaram a sociedade Lacerda & Irmãos cujo objetivo principal era a cultura de café, nos sítios Montevidéu (hoje Fazenda Montevidéu) e Bocaina. Bento de Lacerda Guimarães (Barão de Araras) Jose de Lacerda Guimarães (Barão de Arary)
Fonte: http://www.araras.sp.gov.br/historia/