Psicologia
- Tipo: Bacharelado
- Carga Horária: 4.400 Horas
- Duração: 5 anos
- Período: Noturno
- Coordenador: Prof. Ms.
- Matriz de curso
Mensalidade
Valor Integral: R$1.902,77
Valor com Bolsa * : R$699,90
(*) Valores com desconto pontualidade (5%) para pagamento até a data do vencimento (dia 05 de cada mês). Valores sujeitos a reajustes anuais.
Descrição do curso
O curso de Psicologia objetiva habilitar o aluno a compreender o comportamento humano em suas dimensões emocionais, cognitivas, sociais e biológicas, com uma escuta qualificada, empática e ética, promovendo assim o bem-estar, a qualidade de vida e a autonomia dos indivíduos e grupos.
Objetivos Gerais
O curso de graduação em Psicologia do UNAR tem como objetivo geral formar profissionais generalistas capacitados para aturarem no mercado de trabalho plural e diversificado de forma ética, sendo assim capazes de desenvolver procedimentos de avaliação, análise, prevenção e intervenção, sempre mantendo uma postura crítica que destaque a importância da cidadania e da sociedade à qual pertence. Nesse contexto, o psicólogo deve estar apto a atuar de forma profissional, seja no nível individual, grupal, comunitário ou institucional, e colaborar com profissionais de outras áreas do saber sempre que necessário para uma intervenção adequada. Ao aprofundar a relação entre teoria e prática, deve, também, ser capaz de integrar a prática profissional à produção de conhecimento.
Objetivos Específicos
- Proporcionar uma formação básica e sólida que capacite o psicólogo a realizar uma análise comparativa de conceitos, instrumentos de análise, investigação e intervenção a partir de diferentes sistemas psicológicos, permitindo ao profissional desenvolver uma visão ampla e diversificada diante de problemáticas, sejam elas socioinstitucionais ou individuais.
- Estimular uma visão crítica e expandida sobre as possibilidades de atuação do psicólogo, permitindo-lhe identificar e elaborar estratégias para resolver problemas significativos da sociedade, com uma participação ativa nas transformações sociais.
- Incorporar a interdisciplinaridade na formação, como requisito essencial para a compreensão dos problemas sob diferentes perspectivas analíticas, possibilitando ao egresso articular sua atuação profissional de maneira qualificada em diversas áreas do conhecimento, além de desenvolver um entendimento abrangente dos fenômenos presentes tanto no indivíduo quanto na sociedade.
- Capacitar para o exercício do pensamento analítico, crítico, reflexivo e lógico, essenciais para lidar com as dificuldades que surgem no contexto clínico e na realidade social que o egresso encontrará.
- Fornecer ferramentas analíticas e críticas para identificar situações de opressão e desigualdades relacionadas a gênero, raça, sexualidade e deficiência, além de capacitar para a implementação de ações afirmativas, especialmente contra o racismo, machismo, LGBTI, fobias, capacitismo e classismo.
- Integrar os conteúdos teóricos e as atividades práticas por meio de estágios formativos e disciplinas integradoras, beneficiando não apenas o egresso com a aquisição de conhecimentos essenciais para sua prática profissional, mas também, e principalmente, favorecendo a sociedade com a qual ele interage.
- Propiciar aos futuros profissionais ferramentas técnico-científicas e metodológicas, a fim de que sejam capazes de utilizá-las em diferentes contextos e que estejam compromissados com a luta por uma sociedade mais justa e igualitária.
Perfil Profissional
O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:
- Capacidade de leitura crítica da realidade social, de modo a compreender o contexto no qual projeta e desenvolve suas ações profissionais;
- Sólida formação que possibilite uma atuação baseada no rigor científico;
- Habilidade para integrar teoria e prática, de modo a identificar problemas, planejar e executar projetos de intervenção;
- Habilidade para trabalhar em equipes multi e interdisciplinares;
- Atuação pautada por uma postura crítica, pelo respeito aos princípios éticos e normas éticas que regem a atuação profissional.
- Compromisso com a construção de uma sociedade democrática, soberana e socialmente justa, tendo em vista a promoção da cidadania, da saúde, da dignidade humana e da qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades.
- Reconhecer a importância das políticas públicas para assegurar o acesso da população aos serviços da Psicologia e promover os direitos sociais, em articulação com os avanços no campo do conhecimento científico e tecnológico.
Ambiente de Atuação
Os bacharéis em Psicologia podem atuar em instituições públicas e privadas, no âmbito de prevenção, promoção e intervenção em saúde mental. Há uma evidente expansão dos campos de atuação da Psicologia nas últimas décadas, a partir do acúmulo de conhecimentos e experiências e da ampliação de práticas. Contudo, as áreas de atuação mais tradicionais da Psicologia são: Escolar, do trabalho ou das organizações, Esportiva, do Trânsito, Hospitalar, Social, Neuropsicologia, Clínica, Jurídica e Avaliação psicológica.
Venha fazer parte
da nossa História
Você está pronto(a) para
construir sua carreira?