Engenharia Agronômica
- Tipo: Bacharelado
- Carga Horária: 4.040 Horas
- Duração: 5 anos
- Período: Noturno
- Coordenador: Profa. Dra. Vanda Reis
- Matriz de curso
Descrição do curso
O profissional Engenheiro Agrônomo formado pelo UNAR recebe sólida formação, que contempla visão global dos sistemas de produção agrícola e a aquisição de habilidades para modificá-los em moldes científicos, tecnológicos e socioculturais e consciência cidadã que o comprometa com o seu tempo, com as necessidades do país e da humanidade.
Objetivos Gerais
O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Agronômica foi elaborado com o objetivo de permitir ampla capacitação técnico-científica de seus egressos na busca continua por soluções relativas à produção de alimentos, energia e fibras com a sustentabilidade necessária ao desenvolvimento da sociedade. Pretende-se também que o graduando tenha visão empreendedora e ética dos múltiplos aspectos da sustentabilidade social, econômica, cultural e ambiental, relacionados ao bom desempenho da profissão.
Objetivos Específicos
O aluno de Engenharia Agronômica deve adquirir e desenvolver ao longo do Curso:
- Sólida base de conhecimentos nas ciências biológicas, exatas e humanas e consciência ética e ecológica visando à conservação do ambiente.
- Amplo conhecimento dos diferentes processos de produção vegetal e animal, possíveis de serem implementados nas diferentes regiões ecológicas, respeitando os estágios de desenvolvimento regional.
- Capacidade de empreendimento e de analisar problemas e propor soluções objetivas de ordem técnica, gerencial, organizacional e operacional nas diferentes etapas dos processos de produção, industrialização e comercialização de produtos agrícolas.
- Criatividade e competência em seu campo profissional para inovação de processos e produtos.
- Liderança e capacidade de trabalho em equipe.
- Aptidão para o desempenho de atividades ligadas ao meio rural.
Perfil Profissional
Os egressos do curso de graduação em Engenharia Agronômica devem ser profissionais dinâmicos, dotados de consciência ética, com visão crítica e global da conjuntura econômica, social, política e cultural da região onde atua, do Brasil e do mundo, e que estejam preparados para:
- Gerenciar ou assistir diferentes sistemas de produção vegetal, inseridos desde o contexto de mercados regionais até grandes mercados internacionalizados, agregando valores e otimizando a utilização dos recursos potencialmente disponíveis e tecnologias social e economicamente adaptáveis.
- Atender às demandas da sociedade quanto à excelência da qualidade dos produtos de origem vegetal, provendo e garantindo a saúde pública.
- Viabilizar sistemas alternativos de produção e comercialização, que respondam aos anseios específicos de comunidades a margem da economia de escala.
- Pensar o sistema produtivo contextualizado pela gestão ambiental.
- Possuir autonomia intelectual e espírito investigativo para compreender e solucionar conflitos, dentro dos limites éticos impostos pela sua capacidade e consciência profissional.
- Desenvolver pesquisas, extensão e ministrar aulas nas áreas de interesse agronômico.
- Ser dotado de visão empreendedora e perfil proativo, cumprindo o papel de agente empresarial, auxiliando e motivando a transformação social.
- Supervisionar, coordenar, orientar, assistir, assessorar, dirigir, periciar e instalar qualquer projeto rural, de caráter agrícola e não-agrícola ou ambientais.
- Conhecer, interagir e influenciar as decisões de agentes e instituições na gestão de políticas setoriais ligadas ao seu campo de atuação.
- Posicionar-se em relação aos grandes temas agrícolas e ambientais da realidade brasileira e afetos à profissão de Engenheiro Agrônomo.
- Apresentar visão de longo prazo, bem como boa capacidade de comunicação.
- Disponibilizar-se para um aprendizado continuado..
Ambiente de Atuação
Venha fazer parte
da nossa História
Você está pronto(a) para
construir sua carreira?