Empreendedorismo e Novos Negócios

Valores Promocionais para 2024

Primeira Graduação

O curso de primeira graduação é destinado a pessoas que não tem nenhuma formação de nível superior. Nesta modalidade o aluno fará todas as disciplinas e componente curricular (Extensão Curricular) do curso, bem como realizará as atividades junto ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e as provas presenciais em um dos polos do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR.
 
O curso tem a duração de 2 anos, sendo dividido em 04 semestres, tempo no qual o aluno deverá integralizar todas as disciplinas e componente curricular, para que possa assim obter o grau de Tecnólogo em Empreendedorismo e Novos Negócios.
Para ingressar o candidato deverá realizar o processo seletivo seguindo as orientações divulgadas no edital do respectivo processo.

Descrição do curso

O Curso Superior de Tecnologia em Empreendedorismo e Novos Negócios – EaD, oferecido Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR está em concordância com o mercado de trabalho pois, acredita na formação do aluno que busca formação especializada. No caso do curso de Empreendedorismo e Novos Negócios, o UNAR investe no oferecimento de procedimentos e métodos de pesquisa, e direcionamento aprimorado.

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR sempre esteve preocupado em atender as demandas regionais do alunado e das empresas que desenvolvem suas atividades na região em que está inserida.

O Curso Superior de Tecnologia em Empreendedorismo e Novos Negócios foi proposto como uma opção de formação e qualificação profissional para atender aos desafios das rápidas transformações da sociedade e do mercado de trabalho, uma vez que, no cenário empresarial contemporâneo, observam-se muitos jovens empreendedores que, com suas ideias e aliados à tecnologia da informação, conquistam espaços expressivos no mundo dos negócios. Tal constatação se deve ao fato de que o empreendedorismo desperta nos jovens a vontade de criar e investir em projetos que atendam as demandas de mercado. Entretanto, boas ideias e projetos somente se consolidam, quando se aliam ferramentas de gestão adequadas.

Abaixo elencam-se os objetivos:

Objetivo Geral

  • Prover uma atuação pautada no entendimento dos conceitos e diretrizes da ética e da responsabilidade social, sendo ela pessoal e empresarial.
  • Capacitar o profissional no desenvolvimento de pesquisas que permitam verificar as ameaças e oportunidades, a fim de implementar projetos capazes de desenvolver o progresso da empresa na região onde atua.
  • Dotar ao profissional uma ampla visão para empreender no próprio negócio, estimulando ainda seu espírito empreendedor.
  • Capacitar o aluno a buscar constantes atualizações em sua área de atuação através do conhecimento técnico-científico envolvido, com base na bibliografia, nos periódicos, nos sistemas de consulta de informações e nos órgãos específicos.
  • Dar embasamento teórico e prático referente aos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao melhor desempenho das atividades executadas na área gerencial.
  • Propiciar condições para o egresso identificar e analisar problemas encontrados no processo de rotina das atividades administrativas.
  • Criar metodologias para a definição de estratégia empresarial nos Processos Gerenciais.
  • Formar profissionais capacitados a participar das mudanças tecnológicas, do processo de globalização de mercados e administrar o impacto das demandas decorrentes deles;

Objetivos Específicos

  • Preparar profissionais com a competência necessária ao exercício profissional, na qualidade de autônomo ou empregado, requerido pela área de gestão, capazes de ingressar no mercado de trabalho em constante evolução científica e tecnológica, com sólidas bases, habilidades e competências.
  • Formar cidadãos éticos com competência teórico-metodológica, buscando atender às necessidades da sociedade, bem como propor inovações na área a que se destina o curso.
  • Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços.
  • Viabilizar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente do currículo.
  • Introduzir os conceitos preliminares da organização com vistas a planejar, organizar, dirigir e controlar ações administrativas.
  • Desenvolver as competências e habilidades previstas nas Diretrizes Curriculares e que viabilizem a capacidade profissional e seus pressupostos, com pleno cumprimento de responsabilidade perante a sociedade;
  • Promover a compreensão das especialidades da profissão sem desconsiderar a totalidade e unicidade do ser humano e a necessidade de um trabalho interdisciplinar.

Perfil Profissional

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR busca, por meio da matriz curricular proposta pelo curso de Tecnólogo em Empreendedorismo e Novos Negócios, possibilitar ao discente o desenvolvimento das competências e habilidades que possibilitarão a atuação profissional do egresso em sua profissão e a articulação com as realidades do mercado.

O egresso do curso deverá ser capaz de planejar, organizar, desenvolver, criar, dirigir, implementar e controlar organizações e ações voltadas à prestação de serviços de todo porte, em todos os segmentos, com uma visão do todo, de modo integrado e relacionado com o meio externo.

O curso de Tecnólogo em Empreendedorismo e Novos Negócios visa formar profissionais capacitados para identificar e explorar oportunidades de negócio, desenvolver estratégias de empreendimento e inovação, gerenciar projetos e liderar equipes, tendo uma visão global do mercado e das tendências empreendedoras.

Algumas competências e habilidades necessárias para esse curso incluem:

  • Desenvolver raciocínios logicamente consistentes;
  • Ler e compreender textos gerenciais e técnicos relacionados à profissão;
  • Elaborar pareceres, relatórios, trabalhos e textos na sua área de atuação;
  • Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise de fenômenos que estejam no seu campo de atuação;
  • Desenvolver e gerir processos e funções com ética, qualidade, coerência e em conformidade com os princípios da sustentabilidade, do compliance e do desenvolvimento do país;
  • Apresentar flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas presentes ou emergentes nos vários segmentos do campo de atuação do gestor da inovação e empreendedor;
  • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, definir e modificar processos, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo de tomada de decisão;
  • Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
  • Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  • Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se um profissional adaptável;
  • Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos e estudos nas organizações, apropriando-se do ferramental técnico e tecnológico (principalmente digital) que permita resultados superiores e sustentáveis às organizações privadas e no âmbito governamental;
  • Desenvolver capacidade para realizar consultoria e pareceres técnicos.

Ambiente de Atuação

Além da qualificação de um profissional da área do ensino o Curso de Licenciatura em Filosofia empenha-se em formar um profissional dotado de um potencial de habilidades e capacidades específicas, além de um potencial genérico, para interagir e intervir adequadamente nos múltiplos campos que envolvem os conhecimentos filosóficos.

Venha fazer parte
da nossa História

Você está pronto(a) para
construir sua carreira?