Teologia EaD

Valores Promocionais para 2024

Primeira Graduação

Respeitando tudo o que preconiza a Resolução do MEC – CNE/CP no2 de 20 de dezembro de 2019, o curso de primeira graduação em Bacharelado de Teologia na modalidade EaD do UNAR, é destinado a pessoas que ainda não possuem nenhuma formação em nível superior. Na primeira graduação, os alunos matriculados deverão cursar todas as disciplinas, bem como todas as atividades on-line e presenciais que compõem a Matriz Curricular do Curso de Bacharelado de Teologia.

O prazo mínimo para a integralização do curso, é de 03 anos, e o ingresso se dá por meio de prova vestibular, transferência externa (de outra instituição) ou interna (de um curso para outro), ou apresentar a nota do ENEM.

Nota: O aluno de primeira graduação poderá solicitar análise para possíveis aproveitamentos de disciplinas, desde que apresente histórico parcial com disciplinas cursadas e aprovadas em outras Instituições de Ensino Superior.

Descrição do curso

A educação deve proporcionar, de forma eficaz e cada vez mais, saberes e saber-fazer evolutivos, adaptados à civilização cognitiva, pois são as bases das competências do futuro. À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele.

O curso de Bacharelado de Teologia EaD, o Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR buscam a realização de atividades de Iniciação Científica, de Pesquisa e de Extensão que deverão ser estimuladas, a participação na produção científica e de extensão, com vistas a sua qualificação técnico científica, para as demandas socioeconômicas locais, regionais e a nível nacional ou posterior pós- graduação nas áreas afins

Então, pode –se afirmar que o estudo da teologia, propicia ao aluno a oportunidade de formação teológica superior, com vistas a qualificá-lo nos conhecimentos teológicos e dotá-los de habilidades técnico-científicas para a difusão das doutrinas teológicas; dotando os de conhecimentos teológicos, respeitando os princípios norteadores das diferentes crenças, embasados nos preceitos éticos. Visando assim teólogos críticos e reflexivos, capazes de compreender a dinâmica do fato religioso que perpassa a vida humana em suas várias dimensões, criando condições de celebração e expressão do compromisso religioso para com o mundo e de praticar o diálogo transdisciplinar.

A meta do Curso de Bacharelado de Teologia em EaD do UNAR, é que o aluno atende à necessidade atual das novas óticas de análise que fazem aflorar a relação do indivíduo e do coletivo, o específico, o próprio, o particular, ressaltando as diferenças, a multiplicidade, numa perspectiva teológica plausível e integradora.

O Curso de Bacharelado em Teologia na modalidade EaD do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR foi autorizado pela Portaria UNAR no. 11/2014, publicada em 21 de maio de 2014.

A elaboração do presente projeto pedagógico levou em consideração, além da Resolução CNE/CES n. 04, de 16 de setembro de 2016, publicada no DOU em 19/09/2016, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Teologia, os nortes fixados no PDI e PPI. Nessa perspectiva, a missão, os princípios e objetivos da IES encontram-se em coerência com os dados assentados para o Curso de Teologia.

O Curso de Bacherelado em Teologia – EaD do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR obteve no ano de 2017 o Conceito CC de 04(quatro) no ano de 2018 obteve nota 3 (três) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE,

Objetivos Gerais

  • Proporcionar aos estudantes uma compreensão profunda e abrangente dos ensinamentos e principais conceitos da religião;
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação dos textos sagrados e tradições religiosas;
  • Formar teólogos capacitados para compreender, explicar e transmitir os princípios e valores religiosos, além de promover o diálogo inter-religioso e o respeito pelas diversas crenças e práticas religiosas.

Objetivos Específicos

  • Proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente e profunda dos principais temas e conceitos da teologia cristã.
  • Desenvolver habilidades analíticas e críticas dos estudantes para interpretar textos teológicos e aplicar esses conhecimentos em contextos contemporâneos.
  • Capacitar os estudantes com conhecimentos históricos e culturais relevantes para a teologia, a fim de compreender melhor as origens e o desenvolvimento das tradições teológicas.
  • Promover um entendimento do impacto da teologia cristã na sociedade e a importância da ética teológica na tomada de decisões individuais e coletivas.
  • Capacitar os estudantes a articular e defender suas crenças teológicas de forma coerente e persuasiva, tanto verbalmente como por escrito.
  • Fomentar um ambiente de estudo e debate onde os estudantes possam explorar diferentes perspectivas teológicas e expandir sua compreensão sobre a diversidade de tradições e interpretações teológicas.
  • Preparar os estudantes para futuros estudos teológicos avançados e/ou para o exercício de ministérios pastorais ou de ensino teológico.
  • Desenvolver uma consciência crítica em relação às complexidades da fé e da teologia, incentivando uma atitude de humildade intelectual e respeito pelas diferentes crenças e religiões.

Perfil Profissional

O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

  • Conhecimento teológico: os estudantes devem desenvolver um amplo conhecimento sobre a Bíblia, teologia sistemática, história da igreja, filosofia da religião e outras disciplinas relacionadas, a fim de entender e interpretar os ensinamentos e princípios da fé cristã.
  • Habilidades hermenêuticas: é essencial que os estudantes desenvolvam habilidades para interpretar corretamente textos bíblicos e teológicos, considerando o contexto histórico, cultural e linguístico em que foram escritos.
  • Pensamento crítico e analítico: os estudantes devem ser capazes de analisar de forma crítica as diversas questões teológicas e os diferentes pontos de vista, avaliando argumentos e evidências e articulando suas próprias interpretações.
  • Comunicação oral e escrita: os estudantes devem ser capazes de comunicar de forma clara e eficaz suas ideias e conhecimentos teológicos, tanto oralmente, em pregações e ensinos, quanto por escrito, em trabalhos acadêmicos, artigos e outros materiais.
  • Pensamento ético e moral: os estudantes devem desenvolver uma consciência ética e moral, capacitando-se a refletir sobre as implicações éticas da teologia e a aplicar os princípios morais cristãos em sua prática ministerial.
  • Liderança e trabalho em equipe: os estudantes devem desenvolver habilidades de liderança e trabalho em equipe, capacitando-se a liderar e guiar comunidades de fé, bem como a colaborar com outros profissionais e líderes religiosos na promoção da missão cristã.
  • Sensibilidade cultural e interculturalidade: os estudantes devem desenvolver uma sensibilidade para compreender e respeitar a diversidade cultural e religiosa, bem como a capacidade de comunicar e dialogar com pessoas de diferentes tradições religiosas e convicções teológicas.
  • Autonomia e aprendizado contínuo: os estudantes devem desenvolver a capacidade de aprender de forma independente, buscando constantemente a atualização de seus conhecimentos teológicos e o aprimoramento de suas habilidades, tanto durante os estudos quanto ao longo de sua vida profissional.
  • Ser leitor, com profundidade e equilíbrio, dos textos referenciais teológicos; Sendo consciente da necessidade de formação permanente; estando preparado para inserir-se em trabalhos pastorais e missionários, com acolhimento as práticas religiosas populares, promovendo o bem estar e promoção social do ser humano;

Ambiente de Atuação

O bacharel em Teologia pode atuar na animação e coordenação de comunidades religiosas ou em seus diversos setores

Venha fazer parte
da nossa História

Você está pronto(a) para
construir sua carreira?