Descrição

A organização do Curso de Licenciatura em Sociologia contempla conteúdos que objetivam o desenvolvimento da consciência crítico-reflexiva do egresso, que o habilite a agir na sociedade, marcada, na atualidade, pela diversidade e dinamicidade. Esse profissional deverá participar no processo social, entender e refletir sobre ele, por meio da pesquisa, entendida como instrumento a embasar a análise da realidade do mundo, sem perder de vista os problemas locais e regionais, em que se insere.


Objetivos Gerais

Propiciar aos profissionais uma formação geral humanística, respaldados pela ética e pela liberdade;
Propiciar aos estudantes uma formação teórico-metodológica em torno dos eixos que formam a identidade do curso (antropologia, ciência política e sociologia), com ênfase na Sociologia;
Fornecer instrumentos para estabelecer relações com a pesquisa e a prática social;
Criar uma estrutura curricular que estimule a autonomia intelectual, a capacidade analítica dos estudantes e uma ampla formação humanística.


Objetivos Específicos

Formar profissionais aptos ao exercício da prática docente em Sociologia, Sociologia Geral ou Especial, nos estabelecimentos de ensino de nível fundamental, médio e superior, desde que cumpridas as exigências legais;
Propiciar embasamentos necessários ao planejamento e realização de pesquisas na área educacional, vinculadas às instituições de ensino;
Desenvolver capacidade para a formulação e coordenação de projetos educacionais e não-educacionais;
Propiciar condições para que o profissional contribua para as mudanças sociais fundamentais para uma sociedade mais justa e mais humana.


Perfil do Egresso

Espera-se que o aluno Licenciado apresente um perfil alicerçado:

  • No domínio sobre um conjunto de conhecimentos teóricos correspondentes ao problemas sociais apresentados ao longo da História, bem como a capacidade para trabalhar esse conteúdo com adolescentes do ensino fundamental e médio;
  • Na vocação e familiaridade com a prática pedagógica, aliados ao interesse constante para com a evolução dos métodos de ensino;
  • Na desenvoltura e domínio dos temas a serem abordados em sala de aula, primando sempre pela formação de uma consciência crítica acerca dos eventos e fatos ocorridos no contexto em estudo;
  • No conhecimento das técnicas de elaboração de projetos e outras práticas referentes ao bom andamento de uma pesquisa;
  • No compromisso com os valores que primem pela defesa da ética e da cidadania, como práticas constantes dentro e fora da sala de aula;
  • No convívio com a literatura especializada contemporânea;
  • No domínio do instrumental de pesquisa;
  • Na capacidade para reflexão crítica sobre o papel da escola na sociedade brasileira;
  • na atuação interdisciplinar.


Ambientes de Atuação

O trabalho dos sociólogos é predominantemente intelectual e, como profissionais, eles podem exercer inúmeras atividades tanto no setor público quanto no setor privado. No campo de atuação, em consonância com o norte fixado neste projeto, estão basicamente as áreas de pesquisa, docência, embora não se possa excluir assessoria, consultoria e planejamento que envolvem inúmeras questões relacionadas a recursos humanos e organizacionais.


Público Alvo

Egressos do Ensino Médio e portadores de diploma de Curso Superior


Coordenador