Descrição

Os caminhos educacionais trilhados pelo estudante de Pedagogia devem propiciar investigação, reflexão crítica e experiência no planejamento, execução, avaliação de atividades educativas, a aplicação de contribuições de campos de conhecimentos, como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural. O que se quer formar é um profissional que saiba analisar e avaliar os próprios atos docentes, com vistas a detectar o alcance e a validade do material teórico-prático empregado. O curso prepara profissionais capacitados para atuarem como formadores de cidadãos, com vistas a lhes propiciar novas formas de ver e entender o mundo, além de gestores do processo educativo escolar e não-escolar.


Objetivos Gerais

Formar profissionais para exercer a docência e a gestão escolar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Pautados pela ética e moral que norteiam a profissão.


Objetivos Específicos

Formar profissionais aptos às atividades docentes na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal e na Educação Profissional;
Desenvolver nos profissionais capacidades para o planejamento, administração, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas em ambientes não-escolares;
Propiciar habilidades para a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.


Perfil do Egresso

Por se tratar de um curso caracterizado por teoria investigativa da educação, do ensino, da aprendizagem e do trabalho pedagógico, o perfil do egresso do curso de Pedagogia pode ser delineado, da seguinte maneira:

  • Profissional com sólida formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso;
  • Profissional apto a atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, inclusiva e igualitária;
  • Profissional apto a exercer a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;
  • Profissional apto a atuar na gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não-escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
  • Competência para pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas.


Ambientes de Atuação

Com a inovação e ampliação do mercado do trabalho, o profissional formado no Curso de Pedagogia – Pedagogo, além de exercer a docência e a gestão escolar, hoje ele pode trabalhar:

  • Na produção de materiais didáticos;
  • Educação a Distância, esta modalidade precisa de pedagogo que tenha afinidade com a informática;
  • Abrir uma escola, o pedagogo pode assinar documentos de abertura junto a Secretária de Educação;
  • Trabalhar na área de Recursos Humanos das empresas, criando cursos de capacitação de funcionários;
  • Trabalhar em hospitais para atender as necessidades educacionais de pacientes em fase escolar da educação obrigatória.


Público Alvo

Egressos do Ensino Médio e portadores de diploma de Curso Superior


Coordenador