Descrição

O ensino praticado pelo curso de Engenharia Civil volta-se para a promoção do desenvolvimento da tecnologia e da economia, capacitando os alunos para as exigências de um mercado de trabalho cada vez mais globalizado, sem delegar ao segundo plano o fator da sustentabilidade ambiental e os problemas sociais relacionados à sociedade.


Objetivos Gerais

Propiciar aos alunos formação generalista, humanista, crítica e reflexiva.
Propiciar conhecimentos para desenvolver nos profissionais capacidades para o trabalho interdisciplinar, pautados pela ética.
Dotar os profissionais de conhecimentos tecnológicos, sociais e econômicos contemporâneos.


Objetivos Específicos

Intensificar conhecimentos básicos de matemática e física, além de utilizar a informática como ferramenta usual e rotineira.
Propiciar conhecimentos para a identificação e proposituras de soluções técnicas aos problemas habitacionais da sociedade.
Propiciar condições para domínio e utilização de conhecimentos tecnológicos aplicados nas diversas áreas da Engenharia Civil como transportes e suas modalidades, geotecnia, recursos hídricos, construção civil, saneamento básico, projetos e execução de estruturas, planejamento e gestão de recursos humanos e materiais.
Propiciar conhecimentos para que o egresso atue nas fases de concepção, planejamento, projeto, construção, controle, operação e manutenção de edificações e sistemas de infraestrutura em geral.
Propiciar consciência crítica para que os egressos possam atender às demandas da sociedade, considerando seus aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, respaldados pela ética e pelo respeito ao meio ambiente.
Fomentar e promover conhecimentos para absorção e desenvolvimento de novas tecnologias, dentro de uma postura de permanente busca da atualização profissional, da responsabilidade social e da Promoção Humana.
Propiciar condições para que o egresso avalie os impactos ambientais de projetos de engenharia civil no contexto social e no meio ambiente.


Perfil do Egresso

O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

  • Sólida formação técnica, científica e profissional geral, que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias;
  • Capacidade de atuação crítica e reflexiva na detecção e resolução de problemas, em consonância com aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais, respaldado pela ética;
  • Competências e habilidades voltadas ao atendimento às demandas sociais e ambientais;
  • Habilidades para planejar, orçar, projetar, acompanhar e avaliar obras e estruturas em geral, tais como edificações, sistemas de abastecimento predial, canais, drenagem, estradas, entre outros;
  • Capacidade para realizar estudos sobre viabilidades técnico-econômicas, perícias, avaliação e monitoramento;
  • Competências e habilidades para emitir laudos, pareceres técnicos;
  • Domínio lógico, com capacidade para interpretar e realizar projetos inerentes à Engenharia Civil;
  • Domínio de linguagem informatizada e das novas tecnologias;
  • Capacidade para o convívio com a diversidade;
  • Propiciar conhecimentos para atuação nas fases de concepção, planejamento, projeto, construção, controle, operação e manutenção de edificações e sistemas de infraestrutura em geral;
  • Consciência crítica para que possam atender às demandas da sociedade, considerando seus aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, respaldados pela ética e pelo respeito ao meio ambiente e condições para avaliar os impactos ambientais de projetos de engenharia civil no contexto social em que atua.;


Ambientes de Atuação

Em construtoras e canteiros de obras, empresas públicas e privadas, áreas urbanas e rurais, indústrias, estabelecimentos de ensino e instituições de pesquisa, bancos, órgãos públicos, etc.
Em fiscalização, supervisão, gerenciamento de trabalhos de construção de edifícios industriais, residenciais e comerciais, estradas, pontes etc.
Em projetos, orçamentos, perícias e avaliações, consultorias e assessorias.
Em atividades acadêmicas e de pós-graduação.


Público Alvo

Egressos do Ensino Médio e Portadores de Curso Superior


Coordenador