Descrição

O Curso de Direito objetiva habilitar o aluno a pensar o Direito, mediante postura crítica e reflexiva que o leve a argumentar, a contra-argumentar, dialeticamente, dando-lhe oportunidade de descobertas autônomas no caminho a trilhar.


Objetivos Gerais

O Curso Jurídico de Graduação do UNAR tem por objetivo formar um profissional com autonomia para enfrentar um mundo em constante processo de mudanças, com capacidade para atender às exigências das situações jurídicas cotidianas e emergentes, especialmente as que se manifestarem no contexto local. Ao se deparar com as questões jurídicas, o profissional deverá estar apto para solucioná-las, adotando uma postura ética, com senso de justiça e disposição para contribuir com o desenvolvimento social e econômico.


Objetivos Específicos

Oferecer uma formação humanística que possibilite ao profissional conhecer e compreender melhor o meio social, político, econômico e cultural onde atua. É necessário que tenha a compreensão das desigualdades sociais e regionais, do trabalho, do meio-ambiente, do consumidor, das formas de ação do Estado e, acima de tudo, do papel do Direito no cenário que se apresenta.
Preparar o profissional para enfrentar uma realidade jurídica em transformação, considerando as novas formas de Estado, as relações internacionais, as novas relações humanas e os temas emergentes.
Contextualizar e preparar o aluno para enfrentar os problemas locais, sem perder de vista o contexto global. Para tanto, as especificidades regionais deverão ser contempladas, destacando-se o perfil agroindustrial da região noroeste do Estado de São Paulo e suas demandas específicas.
Estimular a interdisciplinaridade e privilegiar o desenvolvimento do raciocínio hermenêutico como subsídio para o exercício profissional, para a elaboração de pesquisas e pareceres jurídicos.
Incentivar projetos de pesquisa e extensão, que desenvolvam no aluno a capacidade do raciocínio científico e da argumentação, assim como a conscientização e aproximação de temas da realidade, fazendo-o contribuir com a solução dos problemas regionais.


Perfil do Egresso

O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

  • Domínio de conceitos e da terminologia da esfera jurídica, sustentados por uma sólida formação geral e humanística, que lhe forneçam capacidade de análise e argumentação;
  • Entendimento, compreensão e interpretação dos fenômenos jurídicos, a partir do contexto social em que está inserido;
  • Capacidade para ajustar seus conhecimentos às mudanças e oferecer respostas efetivas e imediatas;
  • Capacidade de dialogar com outras áreas e participar, com responsabilidade e competência, do processo de desenvolvimento que vise ao bem da comunidade;
  • Apresentar senso crítico e postura reflexiva, que lhe possibilite adaptar seus conhecimentos com maior autonomia num mundo que se transforma em ritmo acelerado;
  • Consciência crítica, reflexiva e decisiva, para a prestação da justiça, para exercer a cidadania e contribuir com o desenvolvimento do meio onde convive;


Ambientes de Atuação

Os bacharéis em Direito são aptos para atuar nos diversos campos do Direito Público e do Direito Privado advocacia, assessoria e consultoria jurídica a particulares ou empresas, Magistratura, Ministério Público, Assistência Judiciária do Estado, Defensoria Pública Geral, Procuradoria Geral entre outros. Essas áreas de atuação profissional devem ser pensadas em um contexto regionalizado interligado com as demandas e características do mundo globalizado.


Público Alvo

Egressos do Ensino Médio e portadores de diploma de Curso Superior


Coordenador