Descrição

O fato de os conhecimentos relativos à área de Arquitetura e Urbanismo serem amplos, diversificados e extremamente complexos faz com que a profissão de Arquiteto e Urbanista se torne extremamente estimulante. Entretanto, o foco desse profissional deve centrar-se na obtenção de maior qualidade estética e funcional, quando em intervenções nos espaços urbanos ou rurais, no campo do paisagismo, do urbanismo e da edificação, sem delegar ao segundo plano a responsabilidade social. Ressalte-se, ainda, que, para se atingir a qualidade do espaço construído, é fundamental que se ponderem as condicionantes e determinantes do lugar.


Objetivos Gerais

Desenvolver a capacidade de propiciar qualidade de vida dos habitantes e qualidade material do ambiente construído e sua durabilidade.
Desenvolver habilidades quanto ao uso da tecnologia em respeito às necessidades sociais, culturais, estéticas e econômicas das comunidades.
Atuar com vistas a preservar o equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído.
Incutir a ideia de valorização e preservação da arquitetura, do urbanismo e da paisagem como patrimônio e responsabilidade coletiva.
Capacitar o futuro profissional a entender a produção do espaço arquitetônico e urbanístico como resultante de um processo histórico ligado a condições e influências sociais, econômicas e culturais específicas.


Objetivos Específicos

Promover vivência e desenvolver a consciência das relações entre os espaços edificados e os variados e complexos espaços urbanos e sociais em que aqueles devem integrar-se.
Estimular a criatividade em relação à organização de tais espaços.
Aprofundar o estudo dos fundamentos culturais, históricos e socioeconômicos da profissão.
Propiciar as simulações de sólidos conhecimentos dos meios técnicos de execução, aplicados e consolidados na prática projetiva.
Capacitar o futuro profissional a intervir na cidade, considerando as diversas escalas de compreensão do ambiente urbano da micro-escala, que se refere ao estudo dos elementos que compõem a estrutura do bairro - ruas, praças e quadras até o contexto regional.
Capacitar o futuro profissional intervir nos espaços abertos e áreas livres que integram o ambiente urbano em suas diversas escalas - jardins, praças, parques - criando, modificando ou conservando a paisagem natural e/ou cultural.
Capacitar o futuro profissional a entender a produção do espaço arquitetônico e urbanístico como resultante de um processo histórico ligado a condições e influências sociais, econômicas e culturais específicas.
Apresentar ao futuro profissional as diversas correntes de pensamentos que norteiam o Projeto Arquitetônico e Urbanístico, de modo a definir sua forma de atuação com base em Referências anteriores.
Capacitar o futuro profissional a atuar na área de projeto e construção de modo que as soluções por ele apresentadas possam melhorar as condições de estabilidade do edifício pelo emprego de estruturas compatíveis aos objetivos do empreendimento.
Capacitar o futuro profissional a identificar os elementos climáticos utilizando-os como dado de projeto, no sentido de melhorar condições de conforto dos usuários da edificação, contribuindo para evitar o emprego de recursos artificiais, sempre que possível.
Capacitar o futuro profissional na área de Informática para que possa representar graficamente, por computador, projetos arquitetônicos e urbanos de acordo com as normas técnicas.
Capacitar o futuro profissional de Arquitetura e Urbanismo na área de Desenho Arquitetônico para que possa representar corretamente os elementos de um projeto arquitetônico e urbanístico de acordo com as convenções estabelecidas pelas normas técnicas.


Perfil Profissional

O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

  • Conhecimentos que o habilite a atuar nos vários segmentos da profissão, tendo sólida formação de profissional generalista;
  • Condições para avaliar as questões de moradia, buscando soluções nos diversos contextos sociais e econômicos;
  • Conhecimentos, competências e habilidades para compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, considerando a concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo;
  • Conhecimentos teóricos e técnicos, com vistas a despertar seu espírito criativo na busca de novas alternativas;
  • Capacidade de liderança e coordenação de equipes;
  • Conhecimentos da sociologia humana e da psicologia social que possibilitem a compreensão ampla da sociedade;
  • Capacidade de atuação nas áreas de pesquisa;
  • Capacidade para atuar com responsabilidade no tocante à proteção do equilíbrio do ambiente natural;
  • Capacidade de utilização racional dos recursos disponíveis, bem como conservar e valorizar o patrimônio construído.


Ambientes de Atuação

O egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo pode atuar em escritórios de Arquitetura, de Engenharia, de Decoração, Construtoras, Prefeituras Municipais, Órgãos Públicos, Organizações não Governamentais, Órgãos de Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental, Organismos de Planejamento, Departamentos de Projetos, podendo, ainda ser Profissional Liberal.


Público Alvo

Egressos do Ensino Médio e Portadores de Curso Superior


Coordenador