Palestrantes

Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (1992), Mestre em Agronomia (área de concentração em Fitopatologia) pela ESALQ/Universidade de São Paulo (1996) e Doutor em Agronomia (área de concentração em Fitopatologia) pela ESALQ/Universidade de São Paulo (2000). Pesquisador Científico do Fundo de Defesa da Citricultura desde 2000. Coordenador do Curso de Mestrado Profissional em Controle de Doenças e Pragas dos Citros do Fundecitrus (2013-2016), no qual tem atuado como docente e orientador desde 2009. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia e Controle de Doenças de Citros.

Engenheiro de produção, Bacharel em Direito, especialista em Procedimentos Fiscais na Espanha e ministra diversos cursos sobre Tributação, Negociação, Contabilidade e Finanças. Foi Chefe Nacional de fiscalização (RFB-Brasília), chefe de fiscalização da alfândega de Viracopos e foi conselheiro da CONPORTOS-MJ. Atualmente é auditor Fiscal da receita Federal na DRF Piracicaba e professor de MBA e Cursos Preparatórios para Concursos (SP e MG).

Graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba, Professor Associado do Curso de Construção Civil da Faculdade de Tecnologia – UNICAMP. Engenheiro. Responsável da TATU PRÉ-MOLDADOS. Tem especialização em Gerência e Racionalização da Construção Civil, Alvenaria Estrutural , Concreto Protendido, Racionalização da Produção de Vedações Verticais, Racionalização da Prod. de Vedações Horizontais

Mestre em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara - UNIARA (2015 - 2017); Especialista em Direito Processual Civil pela Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP (2008 - 2010); Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera - Uniderp; Graduado em Direito pelo Universidade de Araraquara - UNIARA (2002 - 2006). Conciliador Voluntário do Juizado Especial Cível da Comarca de Taquaritinga, SP (2004-2011); Participa das Comissões de Cultura e Eventos, Assistência Judiciária Gratuita e Ética e Disciplina da 75ª Subsecção de Taquaritinga da Ordem dos Advogados do Brasil Secção São Paulo; Advogado, OAB/SP 257.655 (Concurso 131 - Civil).

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (2007), Mestre (2010) e Doutora (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos. Participa do Grupo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo no Brasil (ArqBras/IAU-USP) e é colaboradora do Laboratório de Pesquisa Projeto e Memória, do Departamento de Arquitetura da UFPB. Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP).

Possui graduação em Ciências Econômicas(1995) - Instituição Toledo de Ensino de Bauru (ITE); especialização em administração de empresas (1996) - Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP); especialização em metodologia e didática no ensino superior (2007) - Anhanguera educacional; Graduado em filosofia na Faculdade Claretiano (2015) e mestre em educação profissional: processos de ensino, gestão e inovação na UNIARA (2016). Atualmente, atuo como professor na Faculdade de Tecnologia de Jaú (FATEC). Minhas principais experiências são nas áreas: Administração de pequenas e médias empresas, empreendedorismo, educação e aplicação de jogos empresariais.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993). Fez pós-doutorado na ESALQ/USP e na Universidade de Sheffield, Inglaterra, em genética molecular de leveduras. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentação, atuando principalmente nos seguintes temas: fermentação etanólica, leveduras, Saccharomyces cerevisiae, leveduras killer, contaminantes, antimicrobianos. É Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Sócio-Economia Rural, Centro de Ciências Agrárias e atualmente Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal e Bioprocessos Associados. É membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de São Carlos em 2008. Possui mestrado e doutorado em Ciências pela ESALQ/USP, tendo como área de concentração a Fitotecnia. Atualmente é professor doutor da Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP na área de Agricultura de Precisão e Máquinas Agrícolas e membro do corpo docente do Programa Integrado de Pós-Graduação em Bioenergia. É docente coordenador do Grupo Interdisciplinar de Tecnologia em Agricultura de Precisão (GITAP). Desenvolve pesquisas relacionadas à mecanização para agricultura de precisão e sensoriamento proximal de solo e planta, com foco principal em cana-de-açúcar. Também possui experiência com pesquisa nas áreas de geoprocessamento, máquinas precisas, adubação de plantas e matologia.

Tem experiência na advocacia preventiva e contenciosa, com ênfase em direito de autor, propriedade industrial e direito processual civil. Mestrado em andamento em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Conceito CAPES 4). Universidade de Araraquara, UNIARA, Brasil. Título: Proteção aos Conhecimentos Tradicionais Associados à Biodiversidade. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Especialização em Propriedade Intelectual (FGV/SP).

Doutorado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo IAUSC_USP - Grupo ArquiTec (out/2017), atualmente pesquisa processos de produção de superfícies complexas. Mestrado em ARQUITETURA E URBANISMO - USP Grupo Nomads.usp (2011). Curadora do acervo de negativos de Tony Miyasaka. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura Contemporânea, Tecnologia e História, atua principalmente nos seguintes temas: Projeto para a Produção de Edifícios Contemporâneos, Gestão de Projetos, Gestão de Obras, Tecnologias de Construção Avançada, Projeto Gráfico, Fotografia, Ribeirão Preto, década 60 e habitação interesse social.

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas/MG, Licenciada em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano, Mestre em Agricultura Tropical e Subtropical com ênfase em Genética, Melhoramento Vegetal e Biotecnologia e Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é pós-doutoranda do Centro de Citricultura e bolsista CNPQ, onde desenvolve o projeto “Avaliação da expressão diferencial e temporal dos genes callose syntase (cal) e phloem protein (pp2) entre Citrus sinensis e Poncirus trifoliata” Tem experiência com Biologia Molecular, citogenética vegetal, microbiologia, genética de microorganismos e genética vegetal.

É graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ; (1997) Campus Bauru, com mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (2002) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (2006) Campus Jaboticabal com doutorado sanduiche na Université des Sciences et Technologies de Lille (2002-2003). Desenvolve pesquisa na área de Genética e Microrganismos, com ênfase em Genomas, Expressão Gênica, Marcadores Moleculares, Clonagens e Metagenoma, atuando principalmente nos seguintes temas: Xylella fastidiosa, endonucleases, diversidade genética, mutagênese sítio dirigida, expressão heteróloga, fenologia, patogenicidade, sequenciamento e metagenomica.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2008), mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2011) e doutorado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Desenvolve pesquisas relativas a esforços de industrialização dos processos de construção de habitações unifamiliares, atuando principalmente nos seguintes temas: lean construction, simulação de processos e light steel frame, além do desenvolvimento de tipos específicos de projetos como o design for assembly e o design for manufacture com o objetivo de reduzir ciclos de produção e custos.

Advogado, iniciou graduação em Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo) e concluiu na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Foi vereador de Araras entre os anos de 2005 e 2016, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Araras no biênio 2013/2014. Criador da Escola Legislativa de Araras e do programa “Câmara Participativa”, também é autor do vigente Regimento Interno da Câmara Municipal de Araras. Advogado militante com ênfase em Direitos da Cidadania, Direito Constitucional e Direito Público.

Pós-doutorando (desde 2016) na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), pesquisa supervisionada pelo professor Associado Dr. João Sette Whitaker Ferreira e financiada pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Título da pesquisa: “Reabilitação de edifícios ociosos no centro de São Paulo e a sua conversão em habitação de interesse social: políticas públicas e resultantes arquitetônicas “. Doutorado (2015) pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), Mestrado (2010) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Ambas pesquisas também financiadas pela FAPESP. O recorte temático dessas pesquisas são os edifícios de apartamentos, paulistanos e brasileiros, com foco em suas características arquitetônicas e suas implicações urbanas, além de políticas públicas voltadas ao processo de verticalização urbana, a incorporação imobiliária, a prática profissional e o processo de criação de arquitetos que trabalham no mercado imobiliário formal. Desde 2016 é pesquisador do LABHAB (Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos, da FAU-USP). Desde 2007 é pesquisador do NOMADS (Núcleo de Estudos de Habitares Interativos, do IAU-USP). Realizou viagens acadêmicas em cinco metrópoles brasileiras no doutorado, com duração de um ano: Recife, Porto Alegre, Belém, Goiânia, Belo Horizonte. Foi classificado como “finalista” no Prêmio de Melhor Tese de Doutorado da X Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo, realizada na cidade de São Paulo, em 2016. É Assessor Ad hoc da revista V!rus (Nomads, IAU, USP) desde 2010 e da Revista Políticas Públicas & Cidades desde 2016, emitindo pareceres em artigos acadêmicos. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, em 2003. Três anos de experiência profissional (2004-2007): autor de projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e industriais nas cidades de Manaus, Campinas, Araras e Leme. Professor no Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (UNAR), em 2016.