Professor do Unar fala sobre “Gerenciamento dos Aquíferos” em importante evento sobre águas subterrâneas

O professor universitário Wilson Figueiredo, que leciona Direito Ambiental no curso de Direito do Unar (Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson), participou de um importante evento no mês de setembro, organizado pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) em parceria com o jornal Valor Econômico.

Realizado no Expo Dom Pedro, em Campinas, no dia 23 de setembro, o professor apresentou seu artigo “Dupla dominialidade das águas no Brasil: Entraves legais para o adequado gerenciamento dos aquíferos”. O artigo é de sua autoria, juntamente com Hildebrando Herrmann, professor do Instituto de Geociências da Unicamp.

O evento tinha como tema principal “Como aumentar a oferta de água no Brasil”, e foi realizado simultaneamente com o XIX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, o XX Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e a Fenágua (Feira Nacional da Água).

Em sua apresentação, o professor do Unar abordou a questão do gerenciamento dos recursos hídricos no Brasil, dando ênfase aos subterrâneos, promovendo reflexões e propostas para o adequado aprimoramento da gestão do setor.

O objetivo do artigo é analisar os reais riscos de contaminação do Aquífero Guarani, grande reservatório subterrâneo que abrange quatro países do Mercosul, e como está sendo a gestão dos recursos hídricos no Brasil, mais especificamente no referido aquífero.

O professor Wilson Figueiredo leciona no Unar nas disciplinas Direito Ambiental, Pesquisa Jurídica, Monografia Jurídica, Direito Constitucional e História do Direito.