Parceria possibilita a abertura de uma unidade do Cejusc na zona leste

Serviço de mediação e conciliação de conflitos vai funcionar no CAM Guerino Bertoline, após parceria entre Tribunal de Justiça, Unar e Prefeitura

A zona leste da cidade de Araras ganha a partir desta sexta-feira, dia 26 de agosto, uma unidade do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), órgão ligado ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A solenidade de inauguração acontece às 14h.

O Cejusc da zona leste é a segunda unidade da cidade e vai funcionar numa das salas do CAM (Centro de Atendimento ao Munícipe Guerino Bertoline). Sua instalação ocorreu graças a uma parceria entre o próprio Tribunal de Justiça, a Unar (Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson) e a Prefeitura de Araras.

A Prefeitura idealizou a instalação de uma unidade na zona leste, obtendo êxito graças à parceria com o Tribunal de Justiça, através do juiz coordenador do Cejusc local, Dr. Antonio César Hildebrand e Silva, titular da 3ª Vara Cível da Comarca de Araras, e também com a Unar, pioneira nesse trabalho na cidade, por oferecer o curso de Direito.

O objetivo do Cejusc é solucionar de forma rápida mediante conciliação (acordos) os diversos tipos de conflitos, como legalização de divórcios, pensões alimentícias, investigações de paternidade, acidente de trânsito, negociação de dívidas e até desentendimentos entre vizinhos.

A primeira unidade do Cejusc em Araras foi inaugurada em 2012, na sede da Unar, no Jardim Cândida. A Unar disponibiliza ao Tribunal de Justiça diversas salas e seu plenário para as audiências, além de móveis, funcionários e a execução de serviços administrativos. Essa unidade do Cejusc já atendeu mais de 6 mil demandas. São cerca de 200 atendimentos ao mês, com média de até 70% de acordos alcançados nas audiências realizadas.

Para a unidade da zona leste, a Prefeitura disponibiliza o prédio e móveis, enquanto a Unar continua com a responsabilidade administrativa do serviço prestado à população.

Além de facilitar o acesso da população à Justiça, o serviço também favorece os estudantes de Direito da Unar, que têm oportunidade de acompanhar e vivenciar a solução de variados conflitos, através de estágios. O curso de Direito é nota máxima no MEC (Ministério da Educação) e a Unar também capacita conciliadores e mediadores para atuarem nos Cejuscs, conforme parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo. O primeiro Curso de Capacitação de Mediadores ocorreu no ano passado, e o segundo curso está agendado para o segundo semestre deste ano, voltado para pessoas com nível superior completo.

“Estamos muitos felizes com esta nova unidade do Cejusc. Na Unar já obtivemos mais de 2 mil acordos nas audiências realizadas, colaborando com o Judiciário. Como temos o curso de Direito, estamos saindo do campo acadêmico e prestando serviços à comunidade”, comentou o vice-reitor da Unar, Dr José Marta Filho.

UNAR (Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson)

Célio Casarin – Jornalista – MTB 26.760 - Contato: Cel 98141-5279