MEC AUTORIZA UNAR A AUMENTAR NÚMERO DE VAGAS

MEC AUTORIZA UNAR A AUMENTAR NÚMERO DE VAGAS

 

Portaria Nº 9 foi publicada em 13 de janeiro, autorizando o Unar a aumentar em 70% o número de vagas no curso de Direito, que recebeu nota máxima do MEC

 

            Já a partir deste ano o Unar (Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson) oferece um número bem maior de vagas para o curso de Direito aos alunos interessados em ingressar no ensino superior.

            De acordo com a Portaria Nº 9 do MEC (Ministério da Educação), publicada no dia 13 de janeiro deste ano, o curso de Direito do Unar passa a contar com 136 vagas – antes eram 80, num aumento de 70% autorizado pelo órgão máximo de educação do País.

            São várias as exigências para o MEC autorizar a abertura de novas vagas, sendo a principal o Conceito de Curso (CC) nos últimos cinco anos. É o caso do Direito do Unar, que vem de um crescente nos últimos anos em termos de avaliação e, no mês passado, teve a confirmação pelo próprio MEC da nota máxima (Nota 5). De acordo com o vice-reitor do Unar. Dr. José Marta Filho, essa Nota 5 foi um dos insumos que possibilitou o Unar a ser contemplado com o aumento de 56 novas vagas para seu concorrido curso de Direito – passou de 80 para 136.

            Outro critério para a concessão de mais vagas é a demanda social pelo curso, comprovada com a procura por 5,2 alunos por vagas em 2015, 2,8 em 2016 e 2,6 neste ano (dados até a primeira semana de janeiro).

            A Portaria concedendo mais vagas ao Unar foi assinada dia 13 de janeiro último, pelo secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Maurício Costa Romão. Veja trecho da Portaria: “Art. 1 - Fica deferido o pedido de aumento de vagas, sob a forma de aditamento ao ato autorizativo, do curso de graduação em Direito, bacharelado, ministrado pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson – UNAR. O número total anual de vagas para o curso referido no caput passa de 80 (oitenta) para 136 (cento e trinta e seis). Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação”.

 

Curso de Direito está entre os melhores

            Esse reconhecimento por parte do MEC mostra o grau de excelência do curso de Direito do Unar, que vem progredindo nos últimos anos e hoje está entre os melhores cursos das faculdades privadas do Brasil.

            De acordo com dados do MEC, apenas 23 cursos de Direito do Estado de São Paulo contam com Nota 5 no CC (Conceito do Curso), entre as faculdades privadas. E o Direito do Unar está em 2º lugar, atrás apenas da Mackenzie de São Paulo, de acordo com outros critérios de avaliação do próprio MEC. Entre os cursos de Direito no Brasil com Nota 5, também entre as faculdades particulares, o do Unar está em 11º.

            Para chegar à nota final do Conceito do Curso, o MEC leva em consideração vários fatores, mas o principal é a visita técnica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), já realizada no Unar, quando foram confirmadas a veracidade das informações prestadas pela instituição no que se refere a infraestrutura da instituição e sobre a titulação, experiência e carga horária do corpo de professores.

 

 

_____________________

UNAR (Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson)

19/01/2017

Célio Casarin – Jornalista – MTB 26.760

Contato: Cel (19) 98141-5279