DIREITO DO UNAR RECEBE NOTA MÁXIMA DO MEC

MEC PUBLICA PORTARIA E RECONHECE NOTA MÁXIMA DO CURSO DE DIREITO DA UNAR

Nota 5 foi confirmada pelo MEC em Portaria publicada nesta semana: Unar tem a 2ª melhor avaliação do Estado de SP entre as faculdades particulares

O MEC (Ministério da Educação) publicou no último dia 28 de novembro, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 743, renovando o reconhecimento de diversos cursos superiores no Brasil, entre eles o curso de Direito da Unar (Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson), com nota 5, a nota máxima no Conceito do Curso (CC).
    A Portaria foi assinada por Maurício Costa Romão, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC. Consta na página 79 da Seção 1 do Diário Oficial da União, do dia 28/11/2016.
    Esse reconhecimento por parte do MEC mostra o grau de excelência do curso de Direito da Unar, que vem progredindo nos últimos anos e hoje está entre os melhores cursos das faculdades privadas do Brasil.
    De acordo com dados do MEC, apenas 23 cursos de Direito do Estado de São Paulo contam com Nota 5 no CC (Conceito do Curso), entre as faculdades privadas. E o Direito da Unar está em 2º lugar, atrás apenas da Mackenzie de São Paulo, de acordo com outros critérios de avaliação do próprio MEC. Entre os cursos de Direito no Brasil com Nota 5, também entre as particulares, o da Unar está em 11º.
    Quem deseja comprovar essa Nota 5 do Direito da Unar, basta acessar o site de consulta pública do MEC (emec.mec.gov.br) e fazer a “Consulta Interativa”, por curso (Direito) ou por município (Araras). Quando estiver no ambiente que trata da Unar, deve entrar em “Graduação” e selecionar o curso de Direito. Será possível confirmar a Nota 5 em CC (Conceito do Curso).
    Para chegar à nota final do Conceito do Curso, o MEC leva em consideração vários fatores, mas o principal é a visita técnica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), já realizada na Unar, quando foram confirmadas a veracidade das informações prestadas pela instituição no que se refere a infraestrutura da instituição e sobre a titulação, experiência e carga horária do corpo de professores.

Excelência do curso gera reflexos positivos
    Segundo o vice-reitor Dr. José Marta Filho, essa confirmação por parte do MEC de que o curso de Direito ararense é um dos melhores do País gera reflexos positivos não só para a Unar, como também para toda a comunidade.
    Com a renovação do reconhecimento da excelência, a Unar tem a possibilidade de aumentar o número de vagas do curso de Direito. “Podemos atrair novos alunos da região e isso reflete em ganhos para o município”, comentou Dr. Marta.
    Outro benefício direto à comunidade é o trabalho desenvolvido pelo Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), após parceria entre Unar e Tribunal de Justiça de São Paulo. O Cejusc foi inaugurado em 2012, funciona na própria Unar e tem como objetivo resolver com maior agilidade e gratuitamente os mais diversos tipos de processos judiciais. Neste ano, uma nova unidade do Cejusc foi inaugurada na zona leste da cidade, no Centro de Atendimento ao Munícipe Guerino Bertolini.
    O coordenador do Cejusc é o juiz de Direito da Comarca de Araras, Dr. Antonio César Hildebrand e Silva. Ele também considera importante o reconhecimento do curso de Direito da Unar. “Acho importante termos um curso qualificado de Direito em Araras. Já tivemos avanços na área jurídica nos últimos anos na cidade, com a vinda do Cejusc, justamente em virtude do curso de Direito da Unar. E há boas perspectivas do setor jurídico se fortalecer ainda mais”, comentou o magistrado.

Novos cursos para 2017
    A Unar (Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson) está caminhando para se consolidar como uma das principais instituições de ensino superior da região. Isso porque passa a oferecer um leque bastante variado dos principais cursos de graduação do País.
    Já para 2017, a Unar passa a oferecer nove novos cursos presenciais em seu campus 1 de Araras. Entre os novos cursos, seis são de bacharelado em Engenharia: Alimentos, Computação, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica e Química; outros dois também de bacharelado: Publicidade e Propaganda e Ciências Contábeis; e um Curso Superior Tecnológico na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
    A Unar já possui outros cursos presenciais importantes, todos com boa avaliação do MEC, como Direito, Engenharia Civil, Engenharia Agronômica, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Administração, e os tecnólogos de Logística e Gestão de Recursos Humanos. E também já oferece inúmeros cursos por EAD.

CURSOS PRESENCIAIS JÁ EXISTENTES
• Direito
• Engenharia Civil
• Engenharia Agronômica