Coordenadoria de Pesquisa e Extensão da UNAR

A Coordenadoria de Pesquisa e Extensão - foi instituído no ano de 2007 e tem por finalidade articular ações de pesquisa, extensão e iniciação científica da UNAR, assegurando a indissociabilidade entre teoria e prática. Para tanto, atua em consonância com os colegiados de todos os cursos e com a comunidade acadêmica, com vistas a identificar as demandas próprias de cada área do conhecimento e oferecer possibilidades de atuação para cada coordenação.

O espaço físico da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão conta com ambientes adequados para o desenvolvimento das ações propostas. Nesse espaço, alojam-se secretaria de atendimento, sala de reunião específica para os grupos de pesquisa, salas individuais para professores contratados em regime de tempo integral e parcial, todas conectadas à Internet Banda Larga.

Extensão

A extensão universitária é entendida como processo educativo, contínuo e indissociável das demais dimensões da produção acadêmica. Materializa-se na articulação com a comunidade e possibilita uma intervenção orgânica e transformadora da UNAR na sociedade.

Priorizamos como objetivos para a extensão universitária:

• Propiciar a produção interativa e dialógica de saberes, com vistas a contribuir para a transformação social;
  • Socializar conhecimentos já consagrados pela comunidade acadêmica e socializá-los de forma a contribuir para a resolução de problemas, promoção da criatividade e estímulo à autonomia dos profissionais e cidadãos;
  • Contribuir na qualificação das pessoas nas diferentes esferas de atuação profissional e social, corroborando para o desenvolvimento econômico, social e político do entorno institucional.

Nossos Cursos e demais atividades de Extensão são concebidos e organizados na perspectiva interdisciplinar, tomando como referência as demandas sociais mais relevantes. São ofertados à comunidade acadêmica e abertos à população em geral. A dinamicidade é a marca mais evidente da sua organização e o tempo de duração varia de acordo com as especificidades de cada área.

Publicações

As publicações da UNAR  expressam o resultado dos estudos realizados na instituição, são de caráter multidisciplinar e divulgam artigos acadêmico-científicos de pesquisadores vinculados ao Centro Universitário "Dr. Edmundo Ulson" e a outras instituições.

De acesso gratuito e sem fins lucrativos, este veículo de divulgação está disponível a todos os leitores interessados em acompanhar as práticas de pesquisa desenvolvidas em diversas áreas, em suas diferentes linhas. A multidisciplinaridade que orienta a elaboração do periódico tem como propósito salientar os pontos de contato existentes entre os campos de investigação, opondo-se, desse modo, à visão das áreas de pesquisa como limites estanques.

A escolha do meio eletrônico para a publicação se fundamenta na democratização representada pelo número crescente de usuários da Internet. Além do acesso pleno dos leitores aos conteúdos publicados, as publicações proporcionam a pesquisadores deste Centro Universitário e de demais instituições uma oportunidade a mais para a divulgação de seus trabalhos, que são avaliados por membros do Conselho Editorial, responsáveis pela aprovação dos artigos ou pela sugestão de alterações consideradas necessárias. Ressalte-se, no entanto, que os textos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Iniciação Científica

A iniciação científica ocupa lugar privilegiado na gestão do conhecimento na UNAR. Ao oportunizar aos estudantes acesso às práticas da produção do conhecimento científico têm-se como objetivos:

• Estimular os acadêmicos para que percebam, no universo da pesquisa científica, um campo potencial de atuação profissional;
  • Consolidar uma política institucional de fomento contínuo à iniciação científica e à pesquisa para os alunos de graduação, com vistas à qualificação da formação universitária.
  • Atrelar as práticas de iniciação científica à dinâmica da gestão dos projetos pedagógicos dos cursos.
  • Assegurar o papel social da Instituição como produção e difusora de conhecimento e, consequentemente, promotora de qualidade e transformação social.

Para que tais objetivos sejam atingidos a UNAR mantém contínua produção e participação em eventos que fomentar a prática da iniciação científica.

Formas de apoio e incentivo:

• Programa de bolsa de apoio à iniciação científica
  • Promoção de Jornadas de estudo para cada curso da UNAR
  • Congresso anual de iniciação científica
  • Seminários de projetos de pesquisa
  • Programa de auxílio para participação em eventos de caráter científico
  • Apoio e incentivo a publicação dos resultados das pesquisas.