Apresentação

 A Associação Educacional de Araras nasceu do idealismo de um grupo de professores que,desde o ano de 1953, mantinham um estabelecimento de ensino secundário, denominado Colégio Comercial "Conde Sílvio Álvares Penteado".
Sensíveis às necessidades da juventude e da população de Araras e de seu entorno, ao desenvolvimento da indústria, do comércio e dos demais setores componentes do progresso regional e às poucas oportunidades, face ao exigente aprendizado em nível superior, decidiram fundar uma instituição de curso superior.
A Associação Educacional de Araras, mantenedora do Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" - UNAR, iniciou suas atividades como Faculdade de Ciências e Letras de Araras, fundada em dezembro de 1971.
Na busca da excelência no oferecimento da educação superior, a Instituição tem-se colocado como o berço da formação do futuro profissional, oferecendo instalações, laboratórios e biblioteca de qualidade, dentro de padrões tais que, aliados à competência e à responsabilidade do corpo docente, vêm oferecendo aos formandos as condições de disputar o mercado de trabalho com eficiência e ampla realização profissional e pessoal. 

Reitoria

A Reitoria é o órgão executivo superior do UNAR, cujos dirigentes são a Reitora - Profa. Maria Terezinha Pires Barbosa Ulson – e o Vice-Reitor - Prof. Dr. Carlos Afonso Gonçalves da Silva, que superintende, coordena e controla todas a suas atividades ( Art. 18 e 19 do Estatuto do UNAR ). Pelo Art. 5º. do Estatuto do UNAR, são instâncias de assessoramento à Reitoria: Assessoria Jurídica, Assessoria de Comunicação Social, e a Comissão Permanente de Avaliação – CPA – e constituem Órgãos Suplementares, a Biblioteca Central e a Secretaria Acadêmica que se reportam diretamente à Reitoria.

São atribuições da Reitoria (Reitor e Vice-Reitor):

- Cumprir e fazer a legislação vigente e as decisões emanadas dos Conselhos Superiores do Centro;
- Coordenar e supervisionar a execução das políticas definidas no PDI e PPI do Centro Universitário; 
- Conferir grau e expedir diplomas e títulos; 
- Instituir comissões especiais, de caráter permanente ou temporário, para estudo de problemas específicos; 
- Convocar e presidir as sessões dos Conselhos Superiores, com direito a voto, inclusive de qualidade; 
- Pedir reexame de deliberação dos Conselhos Superiores, no prazo de até cinco dias úteis depois da sessão em que tenha sido aprovada a matéria, sempre que for contrária a legislação em vigor; 
- Baixar portarias e resoluções decorrentes das decisões dos Conselhos Superiores, ou instruções normativas quando convier aos interesses do Centro; 
- Baixar, em situações especiais, resoluções ad-referendum dos colegiados que preside, submetendo-os, obrigatoriamente, no prazo de trinta dias, a apreciação do respectivo colegiado; 
- Delegar atribuições aos Pró-Reitores, Assessores, Diretores, Coordenadores, Gerentes e Chefes de Departamentos com vistas a garantir a eficiência e eficácia das atividades e serviços; 
- Nomear e designar auxiliares diretos e indiretos; 
- Exercer o poder disciplinar na jurisdição do Centro; 
- Assinar, com o responsável pelo registro e controle acadêmico, diplomas e certificados de cursos ofertados pelo Centro; 
- Assinar títulos honoríficos conferidos pelo Conselho Universitário; 
- Designar os representantes dos Colegiados Superiores; 
- Representar o Centro Universitário de Araras – Dr. Edmundo Ulson – UNAR - perante as autoridades educacionais, a sociedade e a Mantenedora, assegurando o exercício da autonomia educacional.

Pró-Reitoria Acadêmica – PROAC

Planeja, coordena, orienta, e controla as atividades relativas ao ensino, à pesquisa, à extensão, o planejamento, o desenvolvimento e a interseção com a comunidade. Executa suas atribuições em harmonia com a Reitoria mantendo-a informada sobre as ações planejadas e executadas. O seu gestor é a Profa. MSc. Débora Aceti. Segundo o Art. 9º. Do Estatuto do UNAR, são Órgãos vinculados a PROAC: Diretoria de Graduação – DGR -, o Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPEX – Departamento de Pós-Graduação – DPG – Departamento de Educação a Distância – DEAD.

Pró-Reitoria  Administrativa

A Pró-Reitoria de Administrativa tem como principal função prover a alta administração do UNAR, com recursos e competências necessárias para o desenvolvimento das atividades gerenciais, visando promover a integração entre a gestão com a comunidade acadêmica.

As principais atribuições e objetivos da Pró-Reitoria de Administrativa são:

· Promover e renovar os procedimentos administrativos inerentes à área de atuação;
· Promover o contínuo abastecimento de materiais de uso comum e serviços necessários ao desenvolvimento das atividades do UNAR;
· Garantir a limpeza e a segurança do UNAR;
· Facilitar o processo decisório da instituição, pelo fornecimento de sistemas de informações;
· Desenvolver novas tecnologias de informações;
· Garantir o atendimento das necessidades de transportes à comunidade interna – alunos, professores e funcionários;
· Atender às demandas dos clientes internos e externos, com dedicação, lealdade, zêlo e respeito.

Pró-Reitor de Administração: Ms Wdson Oliveira

 

Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional planeja, define, acompanha e avalia o desenvolvimento das políticas definidas pela Reitoria, levantando e analisando os resultados obtidos, buscando o aprimoramento do processo educacional e administrativo, em consonância com as diretrizes definidas pelo Ministério da Educação e disposições do CONSU.